9º CURTA SANTOs abre inscrições para mostras competitivas

Já consolidado como um dos mais importantes eventos culturais da Baixada, o Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens  abre inscrições para sua 9ª edição. O tema deste ano é “Para Todas as Mulheres do Mundo” e os participantes devem produzir seus filmes – com até 20 minutos de duração – em quatro mostras competitivas: Olhar Brasilis, Videoclipe Brasilis, Olhar Caiçara e Videoclipe Brasilis. 


As duas primeiras têm abrangência nacional e reunirão, respectivamente, os melhores curtas elaborados e os melhores videoclipes, independente da data de realização. Já as duas últimas seguem o mesmo formato, mas são restritas à produção regional, do litoral de São Paulo.


O festival será realizado no mês de setembro e contará com cinco dias de programação totalmente gratuita. Além de romper paradigmas, rever conceitos e estimular novos caminhos para o audiovisual – premissas adotadas desde a primeira edição – o Festival tem como objetivo fundamental oferecer ao público sessões de curtas, médias e longas-metragens (os dois últimos, em mostras não-competitivas) com produções de qualidade, que estão fora do circuito comercial. Mesas redondas, oficinas e debates com profissionais da área sustentam a proposta. 


O verde é a cor desta edição e, por meio dele, o Festival abre mais um assunto para reflexão: a sustentabilidade. Desta vez, partindo do princípio do “olhar feminino”, pretende trabalhar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável por intermédio do audiovisual. O subtema visa aguçar a discussão sobre o crescimento econômico prejudicial ao meio ambiente – e incentivar a participação ativa do público em ações que zelam pelo futuro da Região e do Planeta.


Informações podem ser obtidas diretamente pelo Twitter @CurtaSantos.