A internet na colaboração por uma causa social

São cada vez mais variadas as formas de se colaborar para uma causa social. Nesse sentido, a internet – otimizada ainda mais por redes como Facebook e Twitter – vem ampliando o leque de opções.
 
Um dos pioneiros nesse gênero foi o The Hunger Site. Lançado há 12 anos e no ar até hoje, tem por objetivo ajudar a combater a fome no mundo. A cada clique dos internautas, os patrocinadores fazem uma doação em dinheiro para viabilizar ações visando amenizar ou até erradicar o problema. Há outros exemplos de combate à fome – como o Virar.gr  – um encurtador de link, onde a cada letra reduzida, um grama de alimento é dooado para a Cruz Vermelha Brasileira.


O Click Árvore também apresenta o mesmo princípio. Só que, desta vez a participação das pessoas resulta em plantio de novas mudas, de acordo com a região dos interessados.


Mas, quando o assunto é doação direta de recursos, duas páginas merecem destaque. A primeira é a Filantropia – que reúne cerca de 50 entidades por todo o País, permitindo fazer depósito na conta corrente das instituições.


Já a segunda opção está sendo considerada a mais nova sensação nesse segmento. Trata-se do Portal Catarse.me. Ajuda a concretizar boas idéias e práticas, através de arrecadação coletiva.


Tanto pessoas físicas e grupos podem pleitear. É preciso inscrever um projeto e estabelecer uma data-limite. As ações passam por uma seleção. As escolhidas ficam disponíveis no site e, a partir daí, aptas a receber doações. A ênfase maior é voltada a iniciativas artísticas. Para fins de sustentabilidade, os administradores do portal retêm 5% de tudo que for arrecadado.