A Responsabilidade Social das escolas


Em 2005, um dos temas centrais do projeto “Jornal-Escola”, do Jornal A Tribuna, será a responsabilidade social. Vão ser desenvolvidas inúmeras atividades que abordarão o assunto, sob diferentes aspectos, durante todo o ano letivo. A finalidade é envolver professores, alunos e demais funcionários.



Eduardo Vianna Junior, Diretor Executivo da ACMD, que também é Diretor Administrativo do Grupo de Ensino Sedes Sapientiae, fará uma explanação no I Módulo da “Mobilização: A Responsabilidade Social da Escola”. O evento acontece nesta terça-feira (22 de março), às 13h30, na sede do jornal. Podem participar representantes das escolas que integram o projeto.



Durante o encontro, Eduardo explicará o conceito de responsabilidade social e dará alguns exemplos sobre como as instituições de ensino podem atuar. “Uma escola socialmente responsável deve realizar algumas ações básicas, como, por exemplo, preservar o meio ambiente, incluir portadores de necessidades especiais, disponibilizar bolsas de estudos a pessoas comprovadamente necessitadas”, afirmou Vianna.



Esse evento, segundo a coordenadora do Jornal-Escola, Silvia Costa, é uma oportunidade para os educadores trocarem experiências. “O professor deve mostrar aos alunos que eles têm capacidade de ser agentes de transformação social”, disse.



Silvia Costa já vem, há algum tempo, se envolvendo nessas questões. Participou do Wholescale, evento realizado pela ACMD, no ano passado. Ela também se inscreveu para colaborar com o “Centro de Capacitação”, um dos grandes objetivos que foram definidos por votação na ocasião.



Atualmente, Silvia também apóia a ONG ALVOS, cujo objetivo é estimular a formação de voluntários. “O momento é de juntar forças. Encontrar os pontos de convergência em cima das mesmas metas”, declarou.



Membros do Instituto Topos e do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor (UniSantos) também estarão, nesse encontro do Jornal-Escola, compartilhando suas experiências.