Abrinq lança campanha contra a mortalidade infantil

A campanha “Por Todas as Crianças” será lançada pela Fundação Abrinq, nesta quarta-feira (5 de outubro), às 14 horas, na sede da organização, na Capital.


Realizada em mais de 25 países – a ação que tem como lema “Nenhuma Criança Nasce para Morrer” – é alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em nosso País, o objetivo é reduzir as mortalidades infantil (0 a 1 ano), na infância (0 a 5 anos) e materna.


De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, em 2009, morreram 50.033 crianças de 0 a 5 anos, isto é, 137 crianças por dia. E o mais preocupante: 33.604 ocorreram por causas evitáveis. Por esta razão e disposta a lutar pela diminuição desses números, a Fundação Abrinq – Save the Children desenvolveu esta campanha.


A meta da instituição é que os Objetivos do Milênio 4 e 5 sejam alcançados e, que as taxas de mortalidade infantil (0 a 1 ano) e na infância (0 a 5 anos) sejam reduzidas pela metade entre 2011 e 2015. A mortalidade materna é mais um desafio: precisa ser reduzida em 3/4 até o mesmo ano.


No Brasil, a Campanha será desenvolvida em âmbito nacional. No entanto, a região priorizada como polo de atuação será o semi árido nordestino (por ser uma das mais pobres do Brasil), que, somando esforços com o Programa “Criança com Todos os Seus Direitos”, buscará diminuir os índices de mortalidade materna, neonatal e infantil.


Em tempo: Vale lembrar que a ACMD sempre manteve atenção ao tema. Realizou, a pedido da Dra. Zilda Arns, entre os anos de 2003 e 2005, a implantação de 30 núcleos da Pastoral da Criança na Baixada Santista, com o objetivo de melhorar o atendimento prestado a crianças de zero a seis anos.


Clique aqui para acessar o site da Campanha.