Ação do Coração será realizada em três Estados

Tempo presente: de doar, de perdoar, de paz – com este tema, foi lançada, em 13 de junho, a segunda edição da Ação do Coração, em Santos. Trata-se de um movimento promovido pela Associação Eduardo Furkini, organização não-governamental sediada em Santos. Além de ocorrer na cidade do litoral paulista, a Ação do Coração, este ano, conquistou outros espaços e será realizada, também, nas cidades de Santa Maria (Rio Grande do Sul) e Recife (Pernambuco).



“A Ação do Coração não é mais somente de Santos. É do mundo. Que ela cresça, levando amor aos corações”, comemorou Regina Gonçalves, mãe do ator Eduardo Furkini, idealizador do movimento. Eduardo faleceu subitamente, em agosto de 2011, sem ter concretizado o seu desejo. E foi para transformar a dor da perda de um ente querido em amor, que os parentes e amigos fundaram a Associação Eduardo Furkini, presidida por Regina Gonçalves. “O Dia do Amor é uma realidade que faz parte do calendário oficial de Santos. Foi instituído através da lei 2.884, em 2012. A lei é um reflexo da Ação do Coração, que levou à Praça Mauá, no coração de Santos, mais de 20 mil pessoas”, comentou.


No mês de junho do ano passado, milhares de pessoas do Brasil e de outros países confeccionaram mais de 60 mil corações de tecido. Um público diversificado, incluindo 12 líderes religiosos de diferentes credos, participou do evento que levou também alegria e ânimo a três hospitais de Santos. “ Nós levamos corações e renovamos a esperança e a alegria de enfermos e de trabalhadores dos hospitais (Santa Casa; Beneficência Portuguesa e Hospital Guilherme Álvaro).



A campanha para a confecção dos corações foi deflagrada no dia 13. Para o coordenador geral do movimento, o ator Alexandre Camilo, é um estágio importante da Ação. “Assim, vamos aos poucos preparando para o grande dia, que em 2 de agosto. A partir da  próximo quinta-feira, as três cidades do Sul, Sudeste e do Nordeste que abraçaram o sonho de Eduardo Furkini estarão unidas, literalmente, pelo coração!”, comera Camilo. O ator explica que toda e qualquer pessoa pode participar da Ação do Coração. “Basta confeccionar os corações e entregá-los para serem doados, em agosto. Ao confeccionar os corações, deve-se desejar que quem vai receber os corações, sinta paz, amor, alegria e outros bons sentimentos, como a gratidão. Simples assim, como o próprio amor!”, argumenta. Os pontos de coleta em cada Estado serão divulgados no lançamento da campanha.


Mais informações na página do facebook da campanha.



Associação Eduardo Furkini



Amor que movimenta. Amor que eleva e que gera bons resultados. Este é o propósito da Associação Eduardo Furkini, organização que nasceu da dor, para se transformar em reflexos do amor.  Fundada em 02 de setembro de 2012 (um mês após a passagem de  Eduardo Furkini), amigos e familiares resolveram que a memória daquele que amava as artes, não poderia ficar no passado. E foi assim, que nasceu a Associação. Após um ano desde a sua fundação, a Associação viabilizou que 25 jovens pudessem estudar e se desenvolver na área de Artes. Hoje, realizam sessões de contação de histórias em creches, asilos, escolas e hospitais. A criação do Quarteto de Cordas Eduardo Furkini é outro projeto da Associação, que possibilitam jovens a estudarem e a desenvolverem os dons musicais. Foi esta a maneira que familiares e amigos de Eduardo Furkini encontraram de continuar dando vida aos desejos do ator.