ACMD cederá imóvel à Associação dos Cortiços



A Diretora Executiva da ACMD, Deborah Okida, assinou, em 22 de março, o contrato de compra da casa onde vai funcionar a nova sede da Associação dos Cortiços do Centro (ACC), de Santos. No imóvel recém-adquirido (localizado à Rua Dr. Cochrane, 154) será desenvolvido o novo projeto da ACC – uma creche que funcionará 24 horas por dia – além da continuidade das outras atividades já realizadas pela ACC. A casa também abrigará um Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança.



O imóvel vai ser cedido pela ACMD para a Associação dos Cortiços, por meio de um comodato a longo prazo. Agora, está sendo estudada a melhor maneira de se formalizar isso. Depois, a casa passará por um período de reformas, sob coordenação do arquiteto Edgar Gouveia Júnior, do Instituto Elos.



Ainda não há previsão de quando as obras estarão concluídas, mas o que se sabe é que haverá um grande envolvimento da comunidade local. A compra do imóvel foi possível devido a uma parceria entre a ACMD e alguns dos empresários que participaram de um “Café da Manhã”, na Libra Terminais, ocorrido em junho do ano passado.



A ACMD e a Associação dos Cortiços do Centro são parceiros há algum tempo. A ACC promove uma série de iniciativas focadas, principalmente, na inclusão social dos moradores daquela localidade. Dentre elas, pode-se citar o projetos “Mãos de Mãe” que visa a geração de renda através da venda de artesanato.



Na ACC, também existe um grupo de jovens chamado Djows-Djows. Uma de suas realizações foi a criação da companhia de teatro amador “Cortição 390” – que já apresentou a primeira peça intitulada “As Controvérsias de um Cotidiano”. A história conta fatos do dia-a-dia, na visão dos adolescentes. Fazem parte da trama temas como: drogas, violência e preconceito.



Outras informações sobre a ACC podem ser obtidas nos telefones (13) 3222-5253 ou 3019-5137. O endereço atual é Rua Henrique Dias, 16.