ACMD comemora 15 anos pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Com muito orgulho do percurso já percorrido, a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) completa o seu 15º aniversário no próximo dia 4 de junho. Chegar a esse patamar é, para nós, uma grande conquista. Pois, juntos, ao longo do tempo, colaboramos bastante no sentido de transformar positivamente a qualidade de vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades, tendo como foco seus Direitos e Deveres. Com vários apoios, até hoje, alcançamos importantes realizações. Ao olhar para trás, é possível notar claramente a relevância da atuação em rede em prol de um objetivo comum.


Apesar de cronologicamente estar ainda iniciando sua adolescência, a ACMD já se consolidou como uma das entidades com mais credibilidade na Baixada Santista – fruto da grande consciência e apurada visão de futuro de seus fundadores, conselheiros, associados, afiliados, parceiros e colaboradores!


Entretanto, como toda adolescente, sabemos que a Associação enfrentará, daqui adiante, desafios cada vez maiores – em decorrência de sua natural necessidade de crescimento e de autonomia – almejando metas ainda mais amplas.


Também temos consciência de que os problemas e desafios na área infanto-juvenil tornam-se maiores a cada dia. E, justamente por isso, é preciso haver uma união de esforços, para que se alcance mais mobilização e engajamento por parte das pessoas.


Com o intuito de facilitar o envolvimento dos indivíduos, a ACMD criou diferentes projetos, agrupados em Três Grandes Programas: “Mãos Dadas em Ação”, “Conhecimento em suas Mãos” e “Mãos na Consciência”.


O objetivo do primeiro é contribuir para a implantação de práticas capazes de transformar positivamente o dia-a-dia das pessoas. É caracterizado fortemente pelo engajamento e pelo envolvimento direto nas ações. Projetos como o “Família Legal” e os “Núcleos Multiuso da Pastoral da Criança”, apoio ao Instituto Oficinas Querô e o mais recente projeto esportivo: Polo Aquático – O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social, fazem parte dele.  


Já o segundo oferece informações às pessoas, a respeito de grandes temas como: Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, Responsabilidade Social das Empresas e Organizações, Inclusão e também questões ambientais. Esse Programa é caracterizado basicamente pela realização de palestras, seminários e capacitações em geral.    


Por fim, o terceiro visa a ampliação do nível de consciência das pessoas – transformando assim, suas percepções de mundo e, consequentemente, fazendo com que os indivíduos tenham uma conduta cada vez mais humana e solidária. Para tanto, são promovidos “Módulos Preparatórios em Valores Humanos” e “Vivências”.
   


Conforme percebido, o conteúdo de cada Programa é extenso. Mas, pode ser encontrado de forma detalhada no site da Entidade.


Em virtude do que foi exposto, conclamamos a todos a prosseguir conosco nessa importante trilha, a fim de construir um futuro mais acolhedor e sustentável para as gerações do amanhã. É nossa obrigação criar condições – ambientais, sociais e econômicas – para que nossos filhos, netos e bisnetos possam desfrutar da vida em plenitude.


É por esse motivo que ao planejar e executar uma determinada ação, a Associação Comunidade de Mãos Dadas leva em conta, simultaneamente, vários aspectos. E, em resumo, a esse conjunto de visões e iniciativas damos o nome de sustentabilidade.


Ao finalizar, fazemos questão de reforçar nossos agradecimentos a todos que fizeram e aos que continuam fazendo parte desses 15 anos de estimada trajetória! 


* Marcelo Bechelli Monteiro é Empresário e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD).


A divulgação deste artigo em outros meios de comunicação é livre. Pedimos que apenas entrem em contato para informar o uso do material. Porém, se faz obrigatório que o conteúdo seja veiculado na íntegra, sem quaisquer alterações e que seus autores sejam citados.
O descumprimento acarretará implicações legais.
Ao divulgar, você estará colaborando conosco na conscientização dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente.