ACMD dá início as atividades de 2009


Neste sábado, evento marcará o lançamento do Programa Mãos na Consciência


Dando início às atividades de 2009, a ACMD promoverá amanhã, dia 14, um evento que reunirá as boas vindas ao ano que começa, o lançamento do Programa “Mãos na Consciência” e também haverá uma parte da filmagem do vídeo institucional que a Querô Filmes está produzindo.


As boas vindas e o lançamento do programa serão conduzidos por Deborah Okida, Marion Monteiro, Claudia Prado e Cambises Bistricky. Clau e Camba, como são conhecidos, trarão novidades em danças circulares e jogos cooperativos. Este já será considerado o primeiro módulo preparatório para as vivências de imersão. Na próxima edição do boletim, traremos uma cobertura deste evento.


Dentre as atividades que serão divulgadas amanhã, destacam-se o primeiro Módulo do Grupo de Estudos e a primeira vivência de imersão do ano.


Grupo de Estudos — A iniciativa, que recebe o nome de “Ser Sustentável”, ocorrerá nos dias 14 e 21 de março na sede da Associação (Av. Ana Costa, 255 – 1° andar). Este Módulo será ministrado pela educadora, advogada, escritora e palestrante em algumas Vivências da ACMD, Regina Migliori.


As atividades ocorrerão das 9h às 13h – totalizando oito horas (nos dois dias). O evento pretende reunir os interessados no desafio da sustentabilidade da vida: na dimensão individual, coletiva, global e universal.


Na ocasião, serão debatidos a defesa da sustentabilidade como conseqüência de um novo pensamento sobre o comportamento do homem, através de uma mudança de valores pessoais e coletivos; e os desafios da humanidade nas áreas do meio ambiente, economia entre outros, a partir das mudanças ocorridas ao longo do último século, devido às inovações tecnológicas e culturais.



O evento terá também análises sobre as dimensões éticas (acerca da estrutura humana, desde o ponto orgânico ao espiritual, tendo como base a discussão sobre valores e identidades); sobre a evolução das responsabilidades no novo milênio e a busca pelo bem comum e universal).



Para participar do Módulo há um custo. Informações mais detalhadas podem ser obtidas na ACMD, pelo telefone 3222-5002, com Juliana Vieira.



Regina Migliori – Foi uma das pioneiras na área de cultura de paz e ética ainda na década de 70. Atualmente, ela é diretora do Instituto Migliori e consultora em Cultura de Paz da UNESCO. Regina também atua em projetos para a área pública (Governos Estaduais de Minas Gerais e Alagoas) e para a iniciativa privada (Banco Real, Basf, Grupo Votorantim, Natura, Vale do Rio Doce, Petrobras) – além de coordenar  programas em Cultura de Paz junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo.


Confira o roteiro do Módulo da ACMD:



1)Dimensão Ética: conexão consigo mesmo


A estrutura humana e suas múltiplas dimensões: do orgânico ao espiritual


Estruturas de ação, criação e inspiração


A dimensão ética: valores


Identidade, reputação e evolução



2) Dimensão competente: conexão com o universo próximo


Campo de Valor: resultados e repercussões


Competências do século XXI


Evolução dos níveis de responsabilidade: o compromisso ético com grupos múltiplos


A unidade na diversidade



3) Dimensão Responsável: conexão universal


Repercussão não localizada


O bem comum


Valores humanos universais


Desafios e dilemas éticos – encaminhamento da ação benéfica


A co-criação da realidade


Estratégias de transformação: compromisso com o presente e o futuro desconhecido