ACMD é apresentada ao juiz da Vara da Infância e Juventude


Membros da ACMD tiveram, em 13 de abril, uma reunião com o juiz, da Vara da Infância e Juventude, Evandro Renato Pereira, que assumiu a titularidade do cargo em 24 de fevereiro.


Os representantes da associação que participaram do encontro foram: Eduardo Vianna Junior (Diretor Executivo), Carlos Alberto Ferreira Mota e Tiago Alves Coelho (Assessores Jurídicos). Estava presente também a advogada responsável pelo Projeto Família Legal, Gisele Rui Almeida.


Durante a ocasião, Eduardo fez uma explanação sobre a forma como a entidade atua. Foram mencionados os Cafés da Manhã para Empresas e os Núcleos da Pastoral da Criança. Depois, houve um aprofundamento nas iniciativas, de cunho jurídico, desenvolvidas pela ACMD. Veja o resumo dos projetos apresentados.


Família Legal trata-se de uma parceria com a universidade Unimes que destina alguns estagiários de seu escritório experimental de direito para atuarem junto aos abrigos com a finalidade de agilizar o desabrigamento de crianças e proporcionar a recolocação ao convívio familiar.


O Projeto Advocacia Pro Bono na Baixada Santista é uma parceria com o Instituto Pro Bono de São Paulo. Sua meta é fazer com que os profissionais de Direito prestem, voluntariamente, assessoria jurídica às entidades do Terceiro Setor impossibilitadas de arcar com custo desse serviço.


Central de Informações Mãos Dadasé um site que gratuitamente tira dúvidas sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. As perguntas enviadas são respondidas por uma rede de consultores voluntários.


No encontro, foram expostos também os resultados de uma pesquisa, custeada pela ACMD, que faz um levantamento de dados sobre a Evasão Escolar em Santos, tendo como base de estudos as Fichas de Comunicação Aluno Infrequente (FICAIs), emitidas pelos Conselhos Tutelares do Município.


O juiz Evandro Renato Pereira foi muito receptivo e disse estar disposto a se tornar um dos consultores da Central. Conforme comentou o Diretor Executivo da ACMD, Eduardo Vianna Junior, a reunião foi muito produtiva.