ACMD é citada como exemplo de sucesso em livro de professor universitário

eliasfilho

eliasfilhoOs 30 Núcleos Multiuso, construídos pela ACMD em parceria com a Pastoral da Criança, foram citados como resultado de uma parceria de sucesso, na segunda edição do livro “Qualidade de Vida e Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santos”, escrito pelo professor de marketing da UNISANTOS e UNIMES, Elias Salim Haddad Filho. A publicação foi lançada no último sábado (16), na Livraria Realejo, em Santos (SP).

De acordo com o professor, a ACMD realiza um ótimo trabalho de articulação entre organizações de primeiro, segundo, terceiro setor e pode colaborar para o desenvolvimento sustentável de Santos. “Não é por acaso que ela está citada no livro. A ACMD tem parceiros importantes e articula bem para a realização da sua missão. A ACMD pode contribuir ajudando no diagnóstico do setor em que atua, desenvolvendo projetos, parceiros e recursos para a solução de problemas, além de enriquecer o debate com os atores locais”, define Haddad Filho.

O professor ainda explica que o livro é resultado da sua dissertação de mestrado em Gestão de Negócios, desenvolvida na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e que essa segunda edição tem dados atualizado até 2014. “Sempre tive interesse em pesquisar os indicadores de qualidade de vida em Santos e como esse fator pode ser um diferencial para atrair moradores e desenvolver a cidade”, afirma.

Sobre a temática do livro, Haddad Filho explica como o desenvolvimento econômico sustentável pode influenciar na qualidade de vida das cidades. “Qualidade de vida é multidimensional e entre essas dimensões consta a dimensão econômica. Portanto, quando se tem um desenvolvimento econômico sustentável se contempla essa dimensão da qualidade de vida. Além disso, se o desenvolvimento for sustentável, ele busca preservar a qualidade de vida em todas as suas dimensões”, diz.

O livro é editado pela livraria Realejo e pela Editora Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). A publicação é vendida na livraria Realejo (Rua Marechal Deodoro, 2, Santos – SP) e na livraria Loyola (Avenida Conselheiro Nébias, nº 300, Santos – SP).

Núcleos Multiuso
O projeto surgiu a partir de um pedido da fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns, com o objetivo de criar um local onde pudesse ser feito todo o atendimento da Pastoral, para combater a desnutrição e a mortalidade infantil, que era um dos objetivos do milénio, estabelecidos pela ONU.

Entre os anos de 2003 e 2006, foram criados 30 núcleos multiusos, distribuídos nas cidades da Baixada Santista. A ACMD articulou a formalização de parcerias entre o Rotary, entidades sociais, sociedades de melhoramento, empresas e as prefeituras, que assinaram, em 2005, o “Protocolo de Intenções Contra a Mortalidade Infantil”.