ACMD e Ecovivência    


Uma reunião com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a ACMD e a Associação Ecovivência ocorreu em 24 de abril na sede da ACMD. Estavam presentes cerca de 25 pessoas – entre membros e funcionários das duas entidades, além de demais convidados.


A reunião foi conduzida por Ronald Luiz Monteiro – um dos fundadores das duas Associações. Ele, ainda hoje, se dedica intensamente em ambas. “A finalidade desse encontro foi fazer com que uma Associação conhecesse melhor o trabalho da outra”, disse Ronald. Na ocasião, foi apresentado um apanhado geral dos projetos da ACMD e também um vídeo institucional sobre a Ecovivência.


A Associação Ecovivência é uma entidade sem fins lucrativos que realiza atendimento direto a pessoas que possuam diversos tipos de deficiência. Foi fundada em Santos, em 25 de maio de 2004. O espaço é gerenciado por um grupo de pais das crianças assistidas.


O Espaço Ecovivência foi devidamente elaborado para que as crianças pudessem desenvolver suas potencialidades e, ao mesmo tempo, conviver com outras pessoas. A equipe técnica atua de forma multidisciplinar e é composta por: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga e professora de educação física, além de estagiários e auxiliares. Atualmente 13 crianças são assistidas por esses profissionais.


O atendimento é realizado através de oficinas em grupos de cinco a oito participantes e com dois profissionais envolvidos. Avaliações individuais apontam as necessidades que serão posteriormente trabalhadas. Há oficinas de atividades físicas, jogos, dança, artesanato e histórias, dentre outras.


A Ecovivência disponibiliza um fundo de bolsas para financiar a assistência a pessoas impossibilitadas de arcar com os custos. As vagas são limitadas e entrevistas fazem parte do processo seletivo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ecovivencia@iron.com.br ou pelo telefone (13) 3258-7873. O local fica na Rua Paulo Clemente Santini, 126 – Morro da Nova Cintra.