ACMD e “Horizontes” estão a todo vapor para o início das aulas

A ACMD em parceria com a Associação Horizontes está realizando o Projeto de Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional. São cursos de capacitação para o trabalho exclusivamente voltados a adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto, em Santos. Nesta semana foram feitas as últimas inscrições e seleção de professores para os dois primeiros cursos desta iniciativa.


O Projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos (CMDCA) e está sendo financiado com recursos do Fundo do próprio Órgão. Os dois primeiros cursos são de Panificação Artesanal e Recepção e Atendimento, que serão realizados, provavelmente com uma universidade da Cidade. Faltam apenas alguns ajustes para que a parceria seja formalizada.


Foram 27 alunos inscritos, sendo 12 para Panificação Artesanal e 15 para o curso de Recepção e Atendimento. O objetivo da realização desses cursos, é que o adolescente possa de alguma forma entrar no mercado de trabalho legal, com uma formação específica, abrindo o leque de opções para sua vida profissional. Além disso, trabalhar temas como cidadania e valores.


A Associação Horizontes aplicou o treinamento aos dois professores selecionados na última quinta-feira (18). Na próxima semana, os jovens serão comunicados do início dos cursos, que será até o fim deste mês.


“A iniciativa é mais uma oportunidade para que os adolescentes possam conhecer alternativas viáveis dentro de um diagnóstico feito das necessidades que Santos apresenta em termos de mercado de trabalho. E, com isso, procurar afastá-los das facilidades que encontram nas ruas, pois sabemos o quanto é difícil concorrer com o mundo do tráfico, por exemplo”, afirma a coordenadora executiva da ACMD, Deborah Okida.