ACMD e “Horizontes” formam mais adolescentes

A formatura dos cursos socioprofissionalizantes – promovidos pela ACMD e a Associação Horizontes ocorreu no último dia 27. Nessa fase, 19 alunos concluíram cinco diferentes cursos: Pizzaiolo, Atendente de Restaurante/Garçom, Guia de Turismo Local, Organizador de Eventos e Técnico de Vendas.


O evento foi destinado não só aos alunos e professores, mas também aos familiares e parceiros do projeto. No total, compareceram cerca de 70 pessoas. Nessa data, os formandos receberam seus certificados e, em seguida, foi realizada uma confraternização. 


Durante a formatura, houve um momento muito especial: uma palestra com o consultor e ator, parceiro da ACMD, Alexandre Camilo. Ele falou sobre a importância da comunicação, da postura perante as oportunidades que surgem na vida e contou uma história para contextualizar o momento por qual os adolescentes estão passando. Todos os formandos receberam rosas brancas, e foram convidados a oferecer a algum de seus familiares ou amigos presentes com aquela flor. O resultado se mostrou bastante positivo e a comoção foi geral.


O projeto “Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional” é destinado a adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, na Cidade. Teve início no ano passado, e é financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O Projeto também tem parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas).


“Estamos caminhando de forma gradual e positiva com esse projeto. O público atendido apresenta particularidades muito específicas. Nesse sentido, vale destacar a excelente proximidade do Poder Judiciário conosco e demais parceiros, como o Ministério Público, o CMDCA e o CREAS. Desde o começo, foram capacitados, no total, 27 adolescentes”, comentou a Coordenadora Executiva da ACMD, Deborah Okida. 


Quadro geral:


Nome: Projeto “Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional”.


Inicio: Maio de 2011.


Realizadores: Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e Associação Horizontes.


Público alvo: Adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, em meio aberto, em Santos.


Parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Poder Judiciário, Ministério Público, CMDCA, Colegiado de Conselhos Tutelares, Colégio Sedes Sapientiae, Creche Estrela Guia, Restaurante Novo Espaço, Casa Vó Benedita e Estação da Cidadania.


Financiador: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos (CMDCA) através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


Total de cursos realizados até o momento: 12 turmas em nove cursos (Atendimento e Recepção, Panificação Artesanal, Vendedor de Automóveis e Autopeças, Monitor de Esporte e Lazer, Pizzaiolo, Atendente de Restaurante/Garçom, Guia de Turismo Local, Organizador de Eventos e Técnico de Vendas).


Formados até o momento: 27 alunos.