ACMD e “Horizontes” iniciam cursos em agosto

Com o objetivo de ressocializar e capacitar para o trabalho, a ACMD e a ONG Associação Horizontes irão promover pela primeira vez, em Santos, cursos de capacitação para o trabalho exclusivamente voltados a adolescentes infratores, que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto, na Cidade. Trata-se do Projeto de Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional.


A previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de agosto. Os cursos serão de Recepcionista e Panificação (foram escolhidos pelos próprios jovens – ouvidos durante a fase de diagnóstico do projeto, ocorrida nos últimos dois meses). Essa iniciativa foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e está sendo financiada com recursos do Fundo do próprio Órgão.


Os cursos são totalmente gratuitos. Os adolescentes interessados em participar já podem se inscrever. O prazo vai até o dia 29 deste mês. A única exigência é que os participantes estejam dentro da situação de risco social, como explicado acima.


No último dia 20, houve uma reunião sobre o projeto, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). Compareceram ao encontro membros da ACMD, da “Horizontes”, técnicos da assistência social e aproximadamente 20 jovens já interessados nas capacitações.


“Nossa intenção, com isso, é propor uma gestão diferenciada, que também contemple a efetiva participação dos adolescentes”, comentou a Coordenadora Executiva da ACMD, Deborah Okida.


Nas etapas finais do projeto, empresas serão contatadas para viabilizar, em parcerias, oportunidades de estágios. Informações mais detalhadas podem ser obtidas diretamente na ACMD, pelo e-mail: acmd@acmd.org.br , ou pelo telefone (13) 3222-5002.