ACMD mobiliza Prefeitos a apoiarem a Pastoral da Criança


A ACMD está realizando uma mobilização com o intuito de sensibilizar os Prefeitos da Baixada a dar apoio à Pastoral da Criança. Para oficializar essa iniciativa, a ACMD elaborou um “Protocolo de Intenções para o Combate à Mortalidade Infantil”. Cópias desses documentos já foram entregues, durante os dias 19 e 21 de outubro, para cinco chefes do poder executivo de diferentes municípios. Esses documentos vão ser assinados mediante à presença da Dra. Zilda Arns, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, que estará em Santos em 11 de novembro, a convite da ACMD.



O principal objetivo da parceria é, através da otimização do trabalho da Pastoral, reduzir a Mortalidade Infantil da Baixada Santista – que é a região com o maior índice do Estado de São Paulo, segundo levantamento referente a 2004 e divulgado este ano pela Fundação Seade. Conforme demonstrou essa pesquisa, uma média de 18,17 crianças morrem em nossa região antes de completar um ano, a cada mil nascidas vivas.



Com a parceria das Prefeituras, pretende-se diminuir para oito mortes, a cada mil nascidos vivos, num período de cinco anos (índice considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde – OMS). Cópias desses levantamentos também foram entregues aos chefes dos Poderes Executivos municipais para reforçar o conhecimento deles a respeito da real dimensão dessa problemática.



Conforme estabelece o Protocolo, cada Prefeitura se propõe a apoiar à Pastoral de diversas maneiras – inclusive com a possibilidade de subsídio financeiro proporcional ao número de crianças atendidas pela entidade em cada um dos nove municípios. O Protocolo propõe uma parceria com duração de cinco anos e podendo ser renovada por mais cinco.



Esse documento já foi entregue pessoalmente aos Prefeitos das seguintes cidades: Praia Grande, Santos, São Vicente, Mongaguá e Itanhaém. Todos se propuseram a apoiar a iniciativa e participar do Café da Manhã com Dra. Zilda Arns. Em Peruíbe, só pôde ser recebido pela Diretoria de Promoção Social. O Prefeito de Guarujá agendou para receber a visita da ACMD no dia 28 de outubro. Os demais municípios, Cubatão e Bertioga, ainda não disponibilizaram datas para as visitas. Participam dos encontros com os Prefeitos alguns dos integrantes da ACMD: Deborah Okida (Diretora Executiva), Eduardo Vianna Junior e Ronald Luiz Monteiro (ambos Conselheiros).