ACMD participa de Semana da Cidadania

A ACMD participou da Semana da Cidadania, em Santos. Esteve presente no encontro que tratou sobre as cidades sustentáveis, ocorrido no SESC, no último dia 8.


A ACMD estava representada por seu Relações Institucionais, Bruno Piesco. “Para a ACMD, é sempre importante estar em contato com importantes pensadores e lideranças, e de fato participar da discussão sobre o bem estar da cidade. Não só para reforçar caminhos, mas também para estar munido de informações, para que assim seja feita uma fiscalização eficaz, uma vez que a ACMD se posiciona como uma entidade do Terceiro Setor atenta ao desenvolvimento do bem estar da cidade e as transformações sociais, que realmente fazem a diferença”, comentou.


Na Abertura do evento, Célio Nori, uma das lideranças do Fórum da Cidadania, falou a respeito do movimento Direito à Cidade – que visa que todo cidadão possa usufruir, para o seu próprio bem e da coletividade em geral, das potencialidades de que o município de Santos dispõe.


A seguir, o advogado e Membro do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão, Daniel Custódio, fez um panorama local, demonstrando a dinâmica do município – do ponto de vista demográfico e de mercado, com destaque para o setor imobiliário.


O professor Dr. (PUC/SP) e consultor internacional, Ladislau Dowbor, encerrou o encontro. Ele integra o Movimento Nossa São Paulo e também pôde vivenciar várias experiências em outros países.


Dowbor frisou que uma cidade boa para se viver é aquela que dá qualidade de vida a sua população. A importância de uma participação maior do cidadão em questões políticas também foi enfatizada – além da administração dos recursos públicos e a relevância dos impostos e suas respectivas aplicações. Segundo ele, a população brasileira não paga muitos impostos, mas sim é vítima da má gestão de recursos públicos. “É necessário uma mudança no paradigma. O político precisa parar de ser representante de quem o financia, para ser de fato, o representante de quem o elege”, afirmou Dowbor.