ACMD participa do Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável

A ACMD participou do encerramento do Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA 8), ocorrido em São Paulo, entre os dias 17 a 20. O evento foi promovido pelo Instituto Ethos e pelas Fundações Conama e Getulio Vargas – dentre outros parceiros. Na ocasião, a Associação estava representada por seu Relações Institucionais, Bruno Piesco.


O objetivo foi demonstrar novas abordagens e possíveis soluções para a sustentabilidade, com ênfase nas cidades. Entre os países convidados – e que participaram, inclusive das reuniões preparatórias deste evento – estão: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, El Salvador, Equador, Honduras, Peru, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.


Com isso, se pretende, consolidar um espaço de diálogo permanente e debate sobre desenvolvimento sustentável Ibero-americano aberto a todos os interessados, incentivando a comunicação entre eles; criar uma rede de especialistas e líderes em sustentabilidade promovida pela sociedade civil, através de instituições sociais, propondo temas, objetivos e prazos para enfrentar os desafios, com mudanças nas estratégias de execução a curto, médio e longo prazo.


“Nessas discussões sobre sustentabilidade, sempre há um envolvimento entre os diferentes setores e uma troca de experiências muito grande e bem rica”, comentou o Relações Institucionais da ACMD, Bruno Piesco. Ele ressaltou, por exemplo, a problemática do transporte público nas cidades e também a necessidade de se revitalizar alguns centros, distribuindo melhor as demandas populacionais pelo município como um todo.


Piesco frisa ainda que deve-se dar mais atenção e dedicação ao caráter metropolitano. E finaliza: “Comparecer a esses eventos é uma maneira de manter, como sempre, a ACMD à frente dessas questões e a par do que há de novo”.