ACMD participa na terça-feira de oficina para educadores


“Responsabilidade Social da Escola: Trabalho Aprendiz”. Este é o tema da oficina que a ACMD vai participar nesta terça-feira (9 de agosto), às 13h30. O Dr. Carlos Alberto Ferreira Mota, Assessor Jurídico da ACMD, representará a Associação na ocasião.



O evento está sendo promovido pelo “Jornal-Escola“, projeto de A Tribuna. A oportunidade surgiu de uma parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD), ambos de Santos.



O encontro vai ser dividido em duas partes. Primeiramente, serão abordadas questões ligadas ao Conselho Tutelar – principalmente com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da importância desses profisssionais que zelam pela garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.



O conselheiro é quem fiscaliza, em âmbito local, se o Estatuto da Criança e do Adolescente está realmente sendo cumprido na prática do dia-a-dia. Se constatar alguma irregularidade, o Conselheiro é a autoridade que tem o dever de requisitar melhorias no atendimento à Criança e ao Adolescente.



Outro foco importante do encontro é fazer com que educadores, Conselheiros Tutelares e Conselheiros Anti-Drogas se vejam como verdadeiros aliados. Esses profissionais podem e devem agir conjuntamente, por exemplo, em casos de evasão escolar e com relação às drogas nas escolas, dentre outros assuntos.



O momento é muito oportuno para fazer um movimento de conscientização, uma vez que até o final de outubro será realizado, em Santos, um pleito para eleger 30 novos Conselheiros Tutelares.



A segunda parte do encontro é dedicada à Lei do Trabalho Aprendiz (Lei 10097). Na ocasião, haverá depoimentos de Conselheiros e educadores – além da distribuição do Manual Básico da Aprendizagem Profissional.



O local do evento será na Av. Ana Costa, 100. Os participantess do “Jornal-Escola” já podem se inscrever pelo telefone 2102-7153.