ACMD promoverá inclusão social através da prática de polo aquático

A ACMD aprovou recentemente um projeto no Ministério dos Esportes, através da Lei de Incentivo ao Esporte, que visa promover a inclusão social de crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, por meio da prática de polo aquático. Este projeto faz parte do programa “Mãos Dadas em Ação”. O projeto acontecerá em Santos em diversos centros esportivos da Prefeitura Municipal de Santos, parceira da iniciativa.


“Anos atrás foi realizado um projeto nos mesmos moldes através de um dos associados da ACMD. A iniciativa foi muito bem sucedida, e agora pretendemos ampliar seu alcance. Compreendemos que o esporte é uma poderosa ferramenta em inclusão social, em que os jovens em situação de risco social e/ou pessoal podem ser guiados à qualidade de vida, e a seu desenvolvimento integral, livrando-os, por exemplo, do contato com as drogas e evitando envolvimento com atos infracionais”, disse a Coordenadora Executiva da ACMD, Deborah Okida.


Pretende-se atingir um público de 700 participantes. O treinamento terá duração de um ano, e os jovens atletas receberão orientações médicas, psicológicas, nutricionais e sociais. Disputarão competições amistosas, como parte de um treinamento específico. Aqueles que se destacarem, poderão posteriormente aprofundar o treinamento e pleitear oportunidades em equipes de ponta no esporte. Para isso, haverá parceria com o Clube Internacional de Regatas, em Santos.


O recrutamento dos participantes será feito por uma coordenação técnica junto às escolas da rede pública. É imprescindível que o aluno esteja matriculado para participar. Uma vez selecionado, por meio de testes físicos e médicos, será realizado acompanhamento no decorrer do desenvolvimento do projeto.


O total do projeto foi orçado em cerca de R$ 660 mil, e pode ser financiado por pessoas físicas e jurídicas, por meio da destinação de parte do imposto de renda, sendo 6% pessoa física e 1% pessoa jurídica, como preconiza a Lei de incentivo ao esporte. A ACMD convida seus afiliados, associados, parceiros e empresas da Região e do País a colaborar em mais essa empreitada em prol de uma melhor qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes. Caso tenha alguma empresa para nos indicar, escreva-nos (acmd@acmd.org.br) ou telefone (13) 3222.5002. Junte-se a nós para somar com todos.


Para fazer a destinação é muito simples. A empresa ou pessoa física faz o depósito do valor na conta corrente bloqueada (por medidas de segurança), mas que já aberta pela ACMD (requisito do Ministério do Esporte), em seguida a empresa ou pessoa física envia o comprovante do depósito para a ACMD. A Associação faz duas cópias do recibo da destinação, conforme modelo estipulado pelo Ministério do Esporte, e por fim, a ACMD envia uma cópia do recibo ao destinador (que deverá colocar no formulário do imposto de renda), e a outra cópia para o Ministério do Esporte. Toda a legislação pertinente pode ser encontrada aqui.


Para mais informações, a equipe da ACMD esta à disposição, entre em contato acmd@acmd.org.br ou no telefone da Associação (13) 3222-5002.