ACMD realiza AGO 2008

A Assembléia Geral Ordinária (AGO) da ACMD ocorreu em 13 de março, na sede da Associação. O evento, que é anual, tem o objetivo de demonstrar um apanhado geral das realizações da ACMD, referentes ao ano anterior. Além disso, durante a AGO, sempre acontece a renovação de parte do Conselho Deliberativo e Fiscal.


 


No início da solenidade, o Conselheiro, Ronald Luiz Monteiro, pediu a palavra para manifestar, em nome da ACMD, os pêsames pelo falecimento do político Rubens Lara, ocorrido na noite anterior. “Ele era um amigo querido e um importante parceiro da ACMD”, disse Ronald. Lara foi, inclusive, um dos palestrantes do Seminário da ACMD, no ano passado. “Perde não só a família dele, mas também toda a comunidade de Santos”, lamentou.


 


Em seguida, a Diretora Executiva da ACMD, Deborah Okida, demonstrou a prestação de contas de 2007 e também uma previsão de custos para o atual exercício. Posteriormente, houve uma apresentação institucional sobre as principais atividades realizadas – durante a qual foi detalhado cada um dos três Programas da ACMD: “Conhecimento em Suas Mãos”, “Mãos na Consciência” e “Mãos Dadas em Ação”.


 


Com o intuito de ilustrar ainda mais o conteúdo, foram exibidos dois vídeos (produzidos pelos participantes das Oficinas Querô) a respeito de eventos da ACMD, respectivamente: o Seminário 2007 e a terceira Vivência da ACMD.


 


O próximo assunto a ser tratado foi a comunicação. O Assessor de Imprensa da ACMD, Eduardo Ravasini, mencionou que a Associação obteve 42 inserções em diferentes veículos de mídia, durante 2007. Comentou que são catalogadas diversas matérias jornalísticas (de interesse direto e indireto).


 


O momento seguinte, foi dedicado às eleições. No Conselho Deliberativo, o mandato de Ronald Luiz Monteiro foi renovado e os Conselheiros Renato Monteiro e Júlio Paixão Neto foram substituídos por Marion Monteiro e Geórgia Linhares. Já as modificações no Conselho Fiscal foram as seguintes: Ronald Monteiro e Roberto Antonio da Costa foram reconduzidos e Lúcia Mesquita substituiu Luiz França de Mesquita. Júlio Paixão Neto exercerá a suplência no órgão, no lugar de Renato Monteiro.


 


Na ocasião, Marcelo Bechelli Monteiro recebeu uma placa, em homenagem, por ter exercido a presidência do Conselho Deliberativo de março de 2006 ao presente momento da Assembléia. “Quando representamos a ACMD em eventos, vimos o quanto a Associação é respeitada”, afirmou Bechelli.


 


Depois, de recomposto, com seus nove membros, o Conselho Deliberativo elegeu Eduardo Vianna Júnior, para exercer a presidência do órgão com mandato de um ano. “Quem pode ser um líder da ACMD exerce uma posição honrosa, num lugar onde efetivamente pode-se transformar a realidade”, declarou Vianna Júnior.


 


A Assembléia serviu também para a eleição da Diretoria Executiva deste ano, ficando constituída da seguinte forma: Marcelo Bechelli Monteiro ocupará a função de Diretor Executivo, e Admilson Vieira, Eduardo Vianna Júnior e Luiz Carlos Pinto de Oliveira exercerão a função de Diretores Adjuntos. Para melhor organizar a estrutura operacional da ACMD, a plenária decidiu que Deborah Okida torna-se Coordenadora Executiva, sem que essa mudança implique em alterações nas suas atribuições profissionais.


 

Ao final da Assembléia, foi exibido um filme referente a um discurso, realizado por uma líder juvenil, durante a ECO 92. Esse conteúdo veio acrescentar reflexões sobre questões ambientais nas quais a ACMD vem se aprofundando.