ACMD realiza AGO 2009

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ACMD, realizada na sede da Associação, contou com a participação de associados, afiliados, parceiros e funcionários.  Na ocasião, além de apresentado um resumo das atividades do ano anterior, foi efetuada a renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo, presidência do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.


O evento, que é anual, aconteceu no dia 12 de março, e teve inicio com o agradecimento do Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD, Eduardo Vianna Júnior, que ressaltou a importância da Assembleia no sentido de compartilhar experiências. Em seguida, a Coordenadora Executiva da Associação, Deborah Okida, mostrou a prestação de contas de 2008 e também uma previsão de orçamentária para o ano atual.


A Assembleia teve continuação com as eleições. No Conselho Deliberativo, Eduardo Vianna Júnior, foi reeleito para a presidência. Já os três conselheiros que encerravam seus mandatos — Marcelo Monteiro, Rosemarie Roma Vianna e Terezinha Calçada Bastos — foram reconduzidos às funções.


No Conselho Fiscal, encerravam mandatos: Ronald Monteiro, Roberto Antonio da Costa, Lúcia Mesquita — além de Julio Paixão Neto, na suplência. Todos eles também foram reeleitos.  A Coordenadora Executiva da ACMD, Deborah Okida, também foi reconduzida a função. Manteve-se como Diretor Executivo Marcelo Monteiro, e como Diretores Adjuntos: Eduardo Vianna Júnior, Admilson Vieira da Silva e Luiz Carlos Pinto de Oliveira.


Depois de oficializados os resultados das eleições, Eduardo Vianna, explicou aos presentes que eles iriam montar, em conjunto, a “Mandala da ACMD” (uma representação em madeira a respeito da forma de atuação da Associação). O objetivo da dinâmica era: cada participante pegar uma peça e, enquanto a encaixava na “mandala”, dizer de que forma acontece seu envolvimento com a ACMD.


Carlos Mota agradeceu à Associação, pois foi por meio da ACMD que, segundo ele, conheceu e pôde participar do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos. E a partir dessa experiência percebeu que é possível influenciar, positivamente, na construção de políticas públicas.


Já Ronald Luiz Monteiro fez um breve histórico de seu inicio na ACMD, dizendo o quanto era difícil antigamente se falar sobre Responsabilidade Socioambiental. Ele lembrou também que uma das particularidades da Associação é promover encontros entre pessoas e instituições, sendo facilitadora da transformação social.


Já o presidente da Creche Estrela Guia, Walter Tavares da Silva, disse que seu contato com a ACMD começou a se intensificar por meio das “Vivências” em valores humanos. De acordo com ele, para mudar o mundo, primeiramente, cada ser humano deve se transformar interiormente.


Eduardo Vianna Júnior ressaltou a relevância do setor público nas transformações sociais. Ele mencionou o artigo (publicado no dia da AGO) sobre a relação da ACMD com o político e professor universitário, Rubens Lara. Segundo Eduardo Vianna, Lara foi um bom exemplo de união de esforços em prol de crianças e adolescentes.


Ao final da montagem da “mandala”, todos os presentes foram convidados a assistirem ao primeiro corte dos vídeos institucionais da ACMD e do CMDCA (produzidos pela Querô Filmes).