ACMD retoma capacitações para adolescentes

Esta segunda-feira (16 de abril) marca a retomada das capacitações para adolescentes infratores, de Santos, que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto. Trata-se do projeto de “Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional”. É uma realização da ACMD, em parceria com a Associação Horizontes. Está sendo financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


O objetivo principal é que o adolescente possa de alguma maneira entrar no mercado de trabalho formal, por meio de cursos profissionalizantes, obtendo um conhecimento específico. A ideia é abrir o leque de opções para sua vida. Também é uma oportunidade de se trabalhar temas como cidadania e valores humanos. 


De modo geral, o projeto tem como parceiros a Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS). E, especificamente nessa nova fase, conta ainda com a parceria da Estação da Cidadania e da Casa Vó Benedita.


Serão quatro cursos – divididos nos períodos da manhã e tarde –  para as funções de assistente de vendas de automóveis e autopeças, monitor de esportes e lazer e de organizador de eventos. A expectativa é atender cerca de 150 jovens.


As aulas vão ocorrer na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340) e na unidade II da Casa Vó Benedita (Rua Uruguai, 11). Esse projeto começou no último semestre, realizando os cursos de atendimento e recepção e de panificação artesanal.