ACMD transmitirá suas experiências em seminário


O seminário da ACMD também será uma oportunidade para a Associação compartilhar os conhecimentos por ela adquiridos durante seus 10 anos. Cada um dos três Módulos que compõe o evento será dividido em três apresentações de casos. Na maioria dessas apresentações, haverá integrantes da ACMD.



No Módulo I, por exemplo, a apresentação de caso sobre Evasão Escolar será feita pelo Conselheiro da ACMD, Eduardo Vianna Junior, e pela assistente social e pesquisadora, Hilda Senger. Os espectadores dessa apresentação terão, dentre outras coisas, a oportunidade de relembrar as ações realizadas pela ACMD com a finalidade de contribuir para minimizar a evasão escolar. Dentre elas, pode-se destacar o fomento à implementação, em Santos, da Ficha de Comunicação do Aluno Infreqüente (FICAI). Além disso, relembrar os dados da pesquisa científica promovida pela ACMD, a fim de comprovar a eficácia da utilização dessa ferramenta.



Ainda fazendo parte do Módulo I, a apresentação de caso sobre mortalidade infantil também traz uma experiência bem sucedida protagonizada pela ACMD. Nessa explanação o Presidente do Conselho Deliberativo da Associação, Marcelo Bechelli Monteiro e a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Dejanira Ribeiro Ferreira, relatarão como as duas entidades se uniram para reduzir os casos de mortalidade infantil e desnutrição na Baixada Santista. Será apresentada a concretização dos Núcleos Multiuso. Através dessa iniciativa, foram inauguradas 30 unidades desse tipo na região. Isso culminou na assinatura de um Protocolo com os Prefeitos.



Convivência Familiar é o próximo assunto a ser tratado e será apresentado por Carlos Alberto Ferreira Mota, advogado da ACMD e Valéria Brahim, Gerente de Programas Sociais da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH). A experiência prática da ACMD a ser transmitida nesse caso consiste em seu projeto Família Legal, focado no desabrigamento de crianças e adolescentes, além de explanar sobre o Família Acolhedora e a experiência da ABTH.



Depois, novamente Marcelo Monteiro, agora pelo Módulo II, falará a respeito de mecanismos para o engajamento do ambiente empresarial. Nessa ocasião, serão mencionadas as formas pelas quais a ACMD viabiliza, na prática, a sensibilização das lideranças – por meio de palestras e cafés da manhã. Dessa maneira, a ACMD faz as pessoas se sentirem co-autoras da realidade em que vivem.



A temática elaboração de projetos e oportunidades de mobilização de recursos será abordada pela Diretora Executiva da ACMD, Deborah Okida, durante sua apresentação de caso, como parte do Módulo III. Será abordado, por exemplo, como escrever um projeto.



Em seguida, o Conselheiro da ACMD, Ronald Luiz Monteiro, relatará o envolvimento da ACMD, de vários anos, com Conselhos de Direitos e Tutelares, visando fortalecê-los e, assim, auxiliar positivamente na construção de políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente. Também participarão dessa explanação o ex Conselheiro Tutelar de Santos, Antonio Ferreira de Mello Júnior, e o Delegado da Receita Federal, Carlos Vinício Lacerda Nacif – que explicará questões relacionadas a doações ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).



A importância do trabalho em rede é o tema de encerramento do Módulo III. Será ministrado pelo Conselheiro da ACMD, Eduardo Vianna Junior e por Wilma Monteux – representante da Rede Sementeira (projeto idealizado e concretizado pela ACMD em parceria com o Instituto C&A) com a finalidade de estabelecer uma colaboração mútua e contínua entre as entidades de Santos que atendem crianças e adolescentes.