Adaptações para deficientes – Curso em PVC


Curso capacitará profissionais de diversas áreas a construírem cadeiras e outros objetos, a fim de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências. O diferencial é que esse mobiliário é confeccionado com PVCs (mesmo material de tubos e conexões). O curso acontece nos dias 2 e 3 de junho e as inscrições estão abertas.



A iniciativa é pioneira em Santos e está sendo promovida pela Associação Ecovivência e o Espaço Florescer. O mobiliário produzido será doado a crianças voluntárias do curso, já que os itens são produzidos sob medida. As crianças foram selecionadas em instituições da Região.


 


“Este tipo de mobiliário normalmente é de alto custo e não chega à população de baixa renda. O curso irá trazer um enorme benefício para as instituições e famílias que poderão confeccionar as próprias peças”, explicou Regina Donnamaria Morais, diretora técnica do Espaço Ecovivência.


O curso conta com parte teórica (quatro horas) e parte prática (doze horas), na qual vão ser abordados temas como: postura; aspectos biomecânicos da coluna vertebral; compensações posturais advindas de alterações neuromotoras; intervenção nas alterações posturais através de mobiliários adaptados e considerações sobre as medidas antropométricas do paciente para a confecção dos mobiliários.


As atividades serão conduzidas por Grace Claudia Gasparini, terapeuta ocupacional e professora e por Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti, fisioterapeuta e também professora, ambas com larga experiência e atuação com mobiliário deste tipo.


O patrocínio é da Associação Ecovivência e do Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo (Nurex). Informações e inscrições pelo telefone (13) 3258-7873, com Fabiana. Os participantes receberão apostila e CD inclusos nos valores da inscrição.