Adolescente egresso de curso da ACMD é contratado por restaurante

O adolescente LC, que frequentou o curso de Atendente de Restaurante / Garçom, no projeto “Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional”, realizado pela ACMD em parceria com a Associação Horizontes, foi contratado pelo Bar e Restaurante Novo Espaço.


O jovem, que está no período de experiência, disputou a vaga de auxiliar de cozinha com mais quatro adolescentes, que não são egressos do projeto. “O adolescente se mostrou responsável e competente para assumir a vaga”, explica o proprietário do estabelecimento, Luiz Carlos Pinto de Oliveira.


O ex-aluno foi encaminhado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude de Santos, Dr. Evandro Renato Pereira, como aluno ouvinte, para uma medida de prevenção, ou seja, para que nos casos de primeiro delito (como é o caso de LC), não haja a reincidência do ato infracional e para que ele saia da situação de ociosidade e vulnerabilidade social.


A coordenadora da ACMD, Deborah Okida, ressalta a importância dessa contratação para o projeto. “Esse projeto foi um desafio para a ACMD e seus parceiros, mas é muito gratificante ver um adolescente com uma nova oportunidade. É aí que sabemos com a ACMD faz diferença para a sociedade”, afirma.


O projeto
O projeto “Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional” foi criado para atender adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, na Cidade de Santos. Financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), o projeto teve a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas), além do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Colegiado de Conselhos Tutelares, Colégio Sedes Sapientiae, Creche Estrela Guia, Restaurante Novo Espaço, Casa Vó Benedita e Estação da Cidadania.


Assim, foi possível realizar doze turmas em nove temas de cursos socioprofissionalizantes: Atendimento e Recepção; Panificação Artesanal; Vendedor de Automóveis e Autopeças; Monitor de Esporte e Lazer; Pizzaiolo; Atendente de Restaurante/Garçom; Guia de Turismo Local; Organizador de Eventos e Técnico de Vendas. No qual passaram cerca de 150 alunos.