Adolescentes com deficiência encenam teatro

O Centro Espírita Beneficente (CEB) e a Escola de Educação Especial 30 de Julho apresentarão a peça teatral “Conto dos Mares”. O espetáculo acontece nesta terça-feira (26 de outubro), às 20h, no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. Esta encenação integra o Festival de Teatro de Estudantes de Santos (FESTES). A entrada é franca.


Em 2008, o CEB 30 de Julho deu inicio a sua Oficina de Teatro e Expressão Corporal que recebeu o nome de TRUP TRIARTE. Desenvolve um trabalho, sob a responsabilidade da professora de artes dramáticas e diretora teatral, Tina Cruz, que também é a autora da peça em questão “Conto dos Mares”.


“Realizar este trabalho de expressão corporal com a TRUP TRIARTE é entregar-se totalmente na busca constante da perfeição, embora sabemos que ela não exista. Partimos do pressuposto que fazer teatro e dança – associados a outros fatores e instrumentos – desenvolve o crescimento intelectual e a sensibilidade física de cada aluno, comentou a professora.


Tina Cruz realiza seu projeto de “arte e inclusão” na cidade de Santos desde 2005, trabalhando com uma linguagem simples, dinâmica e objetiva, com ênfase em arte educação (adaptada aos alunos e respeitando sua singularidade). O intuito é levar o conhecimento da teatralidade, desenvolvendo no processo de criação o aprendizado do ato de demonstrar personagens e fatos.


Dessa forma, faz com que aprendam atividades globais de expressão através da teoria do teatro espontâneo e do teatro terapêutico. Jogos dramáticos, pesquisas, Relaxamentos, expressão rítmica e temporal fazem parte do conteúdo. 
 
“O teatro educa, se entendermos por educar a descoberta e a utilização de formas de apoio para o desenvolvimento do ser humano. Traz o reconhecimento de que teatro é prazer. E, o teatro feito por deficientes muda a perspectiva de todos os que se envolvem”, acrescentou. “Viver e sentir a arte intensamente é vibrar todas as sensações e emoções hoje despercebidas, é ir atrás sem medo de atravessar a escuridão de perguntas e respostas escondidas dentro de nós mesmos”, finaliza.


Ficha Técnica do “Conto dos Mares”:


Concepção, Roteiro e Direção Geral: Tina Cruz
 
Elenco:   Alisson de Souza;  Adalberto de Andrade;  Bruna Lima; Bruno Henrique; Bruna Cristina; Guilherme Cabral;  Jaqueline Cabral; Michele Santana; Paula Barbosa; Pedro Henrique; Peterson Silva;  Rafhael Peres;  Rodolpho Roldan;  Sergio Roberto; Tina Cruz; Vitor Henrique
 
Participação Especial:  Caio Forster; Eita Encantaria; Silvio César
 
Coreografia:  Tina Cruz
 
Cenografia:   CEB 30 de Julho – Oficinas:  Marcenaria, Arte e Costura; Tina Cruz; Nil Graffites
 
Figurinos:  Tina Cruz; CEB 30 de Julho – Projeto Motivação, Oficina de Costura
 
Iluminação:   Luiz Lamela


Assistente de Palco:   Débora Marques;  Paula Cíntia