Alunos do projeto Pólo Aquático tem acompanhamento social

Alunos do projeto Pólo Aquático tem acompanhamento social


Os alunos do projeto “Pólo Aquático: O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social” passaram desde o início do projeto por um acompanhamento social. Isto é, desde a visita à escola para captação de alunos, até o dia a dia das piscinas, a assistente social, Denise Fernandes Saquete acompanha a situação dos alunos.


“Mesmo com as minhas visitas frequentes às piscinas, muitas vezes os alunos tem mais liberdade com o professor, por isso meu trabalho é muito baseado na parceria. Qualquer sinal pode evidenciar que o adolescente sofre de algum problema mais grave, como abuso sexual, por exemplo, mas isso ainda não aconteceu e espero que não aconteça!”, explica Denise.


De acordo, com ela, caso surja algum caso de negligência, ela está apta para recorrer aos órgãos competentes, como o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário. A assistente social também faz visitas constantes as escolas, para saber se os alunos tem freqüentado o ensino regular e como está o desenvolvimento dos adolescentes.


O acompanhamento é constante e os dados coletados formam um relatório, que pode auxiliar a coordenação e o técnico do projeto com as atividades do dia a dia.


O projeto
O projeto “Pólo Aquático: O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social” é realizado pela ACMD, executado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, na qual permite que empresas que declarem imposto de renda pelo lucro real destinem até 1% do valor devido para projetos esportivos. Neste caso, as empresas parceiras são Codesp, Sabesp, Mcdonald’s, Martin Brower, Mesquita Locações e FSB Foods.


Nas aulas são passados para os alunos, fundamentos básicos de pólo aquático, alémde temas transversais, como valores morais, éticos e de vivência em grupo. As crianças participantes ainda tem acompanhamento médico, psicológico, nutricional e social.


O técnico do projeto, Dedi Basaglia, que também é técnico da equipe de pólo aquático do Internacional de Regatas está atento aos novos talentos e até o momento já escolheu oito atletas para treinar com ele no clube.


Inscrição
Para se inscrever é necessário ir até o local onde as aulas acontecem e preencher uma ficha que deve ser assinada pelo responsável legal. Os pré-requisitos para a inscrição são: ter entre 10 e 15 anos, estar matriculado no ensino regular.


Locais e horários


Centro Esportivo e Recreativo Manoel Nascimento Júnior – M. Nascimento
Endereço: rua João Fracarolli, s/nº – Jardim Bom Retiro
 
Horários:
Terça e quinta-feira – das 10 horas às 11 horas
Terça e quinta-feira – das 13h30 às 15 horas
Quarta e sexta-feira – das 13h30 às 15 horas


Centro Esportivo Rebouças


Endereço: praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia


Horários:
Terça e quinta-feira – das 10 horas às 11 horas
Terça e quinta-feira – das 17 horas às 18 horas