Amanhã (04 de junho), às 10h, inauguração do Núcleo da Pastoral no Valongo


A Pastoral da Criança terá mais um de seus Núcleos Multiuso, em Santos. A inauguração acontece neste sábado (04 de junho), às 10h no Valongo. Ficará nas dependências anexas à Igreja do Valongo. Naquele local, são atendidas atualmente 106 crianças e 89 famílias. Agora, a partir da existência desse núcleo, o atendimento aumentará.



Os Núcleos Multiuso são espaços onde as atividades da Pastoral são desenvolvidas. O diferencial é que ficam dentro das áreas de pobreza, facilitando a assistência. Lá são realizadas capacitações, atendimento às famílias, pesagem das crianças (acompanhamento do crescimento de bebês de zero até os seis anos de idade), entre outras atividades.



O Núcleo do Valongo foi viabilizado por meio de uma parceria entre a ACMD, o Rotary Club de Santos Porto e a Pastoral da Criança da Diocese de Santos. Durante a inauguração, os parceiros envolvidos farão uma prestação de contas à comunidade, na qual serão divulgados quais foram os recursos (humanos, materiais e financeiros) que tornaram possível o empreendimento. Os empresários se mobilizaram, depois de um evento de sensibilização, promovido, pela ACMD, na empresa Café Floresta, em dezembro. A ACMD realiza esse tipo de encontro através de seu Projeto “Café da Manhã para Empresas”.


.


Essa unidade é a 12º implantada na Baixada Santista, desde a concretização de um termo de cooperação entre a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e a Pastoral da Criança Nacional. O documento foi assinado, em Santos, em 11 de novembro de 2003, pela Dra. Zilda Arns (autoridade máxima da Pastoral no Brasil).



A meta é inaugurar na Baixada, até o final do ano, mais 17 Núcleos – totalizando 29. Com isso, pretende-se praticamente triplicar a capacidade de atendimento da Pastoral na região. Hoje são assistidas 11 mil crianças. O objetivo é alcançar 37 mil (esse número foi divulgado pelos representantes nacionais da entidade – que tiveram como base um cruzamento de dados de diversas pesquisas).