Amanhã inauguração de Núcleo da Pastoral na São Benedito


A inauguração de mais um Núcleo da Pastoral da Criança, em Santos, acontece neste sábado (30 de julho), às 19h. A unidade se localizará em um imóvel pertencente à Paróquia São Benedito (Av. Afonso Pena, 360). Também vai ser celebrado, na ocasião, uma missa pelo Dom Monsenhor Joaquim Clemente Leite, em homenagem aos dez anos de existência da Pastoral da Criança naquela Paróquia.



Com a instalação desse Núcleo, pretende-se triplicar o atendimento da Pastoral que já é feito naquele local. Hoje, são assistidas mais de 100 crianças e cerca de 90 famílias. O Núcleo foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), a Diocese de Santos e a Pastoral da Criança. Houve tambén aplicação de verba proveniente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Santos.



Os Núcleos Multiuso são espaços onde as ações da Pastoral são desenvolvidas. O diferencial é que ficam dentro das comunidades atendidas, facilitando a assistência. Lá são realizadas capacitações, atendimento às famílias, pesagem das crianças (acompanhamento do crescimento de bebês de zero até os seis anos de idade), entre outras atividades.



Já foram implantadas, na Baixada Santista, 12 unidades Multiuso, desde a concretização de um termo de cooperação entre a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e a Pastoral da Criança Nacional. O documento foi assinado, em Santos, em 11 de novembro de 2003, pela Dra. Zilda Arns (autoridade máxima da Pastoral no Brasil).



A meta é inaugurar na Baixada, até o final do ano, mais 16 Núcleos – totalizando 29. Com isso, pretende-se praticamente triplicar a capacidade de atendimento da Pastoral na região. Hoje são assistidas 11 mil crianças. O objetivo é alcançar 37 mil (esse número foi divulgado pelos representantes nacionais da entidade – que tiveram como base um cruzamento de dados de diversas pesquisas.