Aprovada Tese de Mestrado sobre a ACMD


“A Gestão em uma Organização do Terceiro Setor e a Contribuição de Empresas pautadas pela Responsabilidade Social: o Caso da Associação Comunidade de Mãos Dadas” – esta foi a abordagem da tese de Mestrado sobre a ACMD, aprovada em 17 de fevereiro. É de autoria de Eduardo Vianna Junior, Conselheiro da Associação.



Este estudo de caso foi o primeiro, nesse nível acadêmico, a tratar de uma ONG que atua em Defesa dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, dentro do Programa de Mestrado em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos (UniSantos).



A tese, desenvolvida de julho de 2004 a dezembro de 2005, considera que o processo contínuo de criação e compartilhamento do conhecimento é a matéria prima da transformação social. Toma como base a Teoria da Espiral do Conhecimento, dos japoneses, Nonaka e Konno, e também outras teorias a respeito das redes de relacionamento humano.



A disseminação do Conhecimento, conforme esses princípios, pode ser dividida em quatro estágios, seguindo o Modelo SECI (composto pela: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). Para cada um dos 13 projetos da ACMD, Eduardo fez uma descrição de todas essas fases, levando em consideração inclusive o fator da Responsabilidade Social, os Atores da Rede, as Ferramentas de Gestão e os Benefícios que eles trouxeram à comunidade.



Vianna Junior fez questão de ressaltar a relevância de se ter um respaldo científico: “Precisávamos encontrar, na ciência, as explicações para a metodologia que a gente já utiliza na ACMD”, afirmou. Segundo ele, verificar que aquilo que a Associação realiza, na prática (de maneira empírica) tem fundamentação na ciência dá mais segurança. “É a certeza de que estamos no caminho certo”.



E a trilha que a ACMD vem percorrendo, conforme a pesquisa demonstrou, é rumo a uma transformação social positiva – na qual atua não só como protagonista, mas, principalmente, como facilitadora de inúmeras ações nesse sentido. Eduardo Disse que o estudo também servirá a outras entidades. “Outras organizações podem usar essa tese para compreender melhor como o processo de geração e compartilhamento de conhecimento ocorre e, conseqüentemente, potencializar a transformação social”.



O Mestrado foi orientado pelo professor Dr. Belmiro do Nascimento João e teve como examinadores os professores Drs.: Arnoldo Hoyos (do México) e João Eduardo Tinoco.



Clique aqui para ler qual conteúdo teórico que se aplica, por exemplo, ao projeto da ACMD “Café da Manhã para Empresas”.



Clique aqui para saber mais sobre o “Café da Manhã para Empresas”.