Aprovados no exame para o Conselho Tutelar


Foi divulgada oficialmente a lista dos candidatos ao Conselho Tutelar de Santos, aprovados no exame realizado, em 21 de agosto. As informações são de responsabilidade da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).



Passaram na prova 30 pessoas, dentre as quais 14 delas fizeram a primeira etapa do curso, promovido pela ACMD, em 29 de julho. Eles receberam gratuitamente cinco horas de capacitação sobre vários assuntos referentes ao Conselho Tutelar.



O exame tinha 40 questões de múltipla escolha (cada uma valendo 2,5 pontos – num total de 100). Dentre os temas abordados, estavam os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as Resoluções do CMDCA e língua portuguesa. Para ser aprovado era necessário acertar, no mínimo, 50% das questões.



O processo eleitoral terá mais duas fases. A próxima trata-se de uma entrevista coletiva. A presença dos candidatos é obrigatória – os ausentes serão automaticamente eliminados. A entrevista vai ocorrer no próximo sábado (3 de setembro), a partir das 13h45, no auditório da Unisantos (Rua Carvalho de Mendonça, 144 – Vila Mathias).



A última etapa do processo é a eleição propriamente dita, marcada para 15 de outubro, das 8h às 17h. No pleito, será decidido dentre as 30 pessoas aprovadas no exame, quem vai ser Conselheiro Titular e quem será Suplente. Poderão votar todos os munícipes de Santos que tem Título Eleitoral na cidade.