Aracati relança “Fala Ai” em Santos


A ONG Aracati e mais 20 adolescentes de Santos vão idealizar um jornal que expresse os pontos de vista e as demandas da juventude. Quem quiser participar do processo de seleção pode se inscrever até hoje (12 de agosto), pelo e-mail paulo@aracati.org.br ou pelo telefone (13) 8139.5707. Os interessados devem morar em Santos e ter idade entre 15 e 24 anos.



O projeto, que recebe o nome de “Fala Aí“, tem como parceiros o Instituto C&A e a Universidade Santa Cecília. O processo de elaboração do jornal vai ser desenvolvido ao longo de um ano.



Serão realizadas oficinas duas tardes por semana – além de trabalhos de campo, entrevistas e pesquisas. Uma das metas do projeto é estimular que os demais veículos de comunicação de Santos dêem maior ênfase às pautas relacionadas aos Direitos e Deveres dos Adolescentes.



Os inscritos no “Fala Aí” que não forem selecionados terão a oportunidade de colaborar paralelamente com o projeto. Isso será possível devido a uma parceria com o Jornal-Escola (JE).



A coordenação do JE irá orientar os jovens restantes para que eles interajam com o meio de comunicação criado pela Aracati – enviando sugestões de pauta e servindo como fontes para entrevistas.



Essas iniciativas fazem com que os jovens se tornem, no futuro, leitores com uma consciência crítica mais aprofundada a respeito do que é produzido e divulgado.