Audiência Pública sobre o SIPIA em Bertioga


O município de Bertioga vai realizar uma Audiência Pública sobre o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (SIPIA). O encontro acontece, na quarta-feira (31 de agosto), às 10h. É uma iniciativa do Conselho Tutelar da cidade.



O SIPIA consiste em um sistema informatizado de registro e tratamento de informações, o qual permite que os Conselheiros Tutelares armazenem, acompanhem e encaminhem medidas apropriadas para os casos de direitos violados – de forma ágil e sistemática – segundo os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



O programa possibilita a geração de estatísticas que tornam possíveis o mapeamento da real condição em que se encontram crianças e adolescentes em situação de risco. Esses dados servem como suporte para que os órgãos executores de políticas públicas possam estabelecer quais são as ações prioritárias que devam ser tomadas, visando atingir os benefícios necessários de acordo com a realidade local.



O Assessor Jurídico da ACMD, Dr. Carlos Alberto Ferreira Mota, fará uma explanação sobre o SIPIA durante a Audiência. Ele foi o Tutor-Voluntário, responsável pela implantação do sistema em Bertioga, no primeiro semestre deste ano.



Uma das finalidades da Audiência é reunir os representantes das entidades de atendimento à criança da cidade – para que tenham a oportunidade de conhecer melhor o SIPIA e também trocar suas experiências – além de estimular que eles cadastrem os dados de suas respectivas instituições no sistema.



Desde que foi instalado o SIPIA, os Conselheiros de Bertioga já registram as devidas informações dos atendimentos. Todos os interessados estão convidados a participar da Audiência Pública que ocorre na danceteria La Boom (Av. Anchieta, 2251).