Autoridades, empresários e sociedade civil participam de encontro sobre Responsabilidade Social


O Instituto Bola Pra Frente promove, nos dias 4 e 5 de outubro, o V Meeting de Responsabilidade Social. O público-alvo do encontro é composto por representantes de empresas interessadas em cidadania corporativa e no desenvolvimento de políticas de incentivo a projetos sociais, representantes de veículos de comunicação e órgãos ligados ao desenvolvimento do Terceiro Setor e ao governo.



O evento pretende reunir mais de 200 representantes e gestores de grandes e médias empresas que atuam no Brasil, nomes voltados para o setor no cenário nacional e internacional, instituições renomadas como ONU, UNICEF e UNESCO, mídia especializada, além de universidades e centros de estudos.



O instituto Bola Pra Frente é fruto do trabalho social desenvolvido pelos jogadores de futebol, os tetracampeões, Jorginho e Bebeto – os quais são respectivamente Presidente e Vice-Presidente do Instituto – e que também estarão presentes no encontro. A entidade atende atualmente a 850 crianças e adolescentes, moradores da zona norte do Rio de Janeiro, que se encontram em situação de risco social.



Dentro do tema Responsabilidade Social Empresarial, serão debatidos no Meeting os assuntos “Iniciativas globais voltadas para a promoção social”, no dia 4, e “O esporte como ferramenta de inclusão social”, no dia 5. Na ocasião, a Tecnologia Social do Bola Pra Frente também será apresentada aos participantes. Será uma oportunidade para troca de experiências entre profissionais e empresas.



Para participar das palestras do primeiro dia estão confirmados: Luiz Carlos Merege, especialista em Terceiro Setor da FGV-SP; Fernando Nogueira, gerente do GIFE; e Cenise Monte Vicente; do UNICEF. Fernando Nogueira da Costa, economista e vice-presidente da Caixa Econômica Federal. Serão abordados os índices sociais do Brasil e o poder de iniciativas da sociedade civil. Na mediação Paulo Henrique Amorim, jornalista e apresentador da Rede Record.



Já no segundo dia, Cristóbal Jory, assessor especial da ONU em esportes para o desenvolvimento e a paz na América Latina e Caribe, será um dos palestrantes. Compondo a mesa, estão confirmados: Pedro Lessa, coordenador da UNESCO; Luiz Chor, vice-presidente do Sistema FIRJAN; Maurício Murad, sociólogo da UERJ; e Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF. A jornalista Amélia Gonzalez será a mediadora.



Sérgio Tavares, consultor de esporte e lazer do SESC-Rio, apresentará, na ocasião, uma palestra sobre o modelo de Tecnologia Social utilizado pelo Instituto Bola Pra Frente – “sonho entre amigos” – que é o tema de trabalho para este ano.



Durante os dois dias haverá uma área dedicada aos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto com exposição de trabalhos feitos pelos alunos, leitura de poemas, construção de histórias e peças de arte. O espaço terá algumas participações especiais: o apresentador da TV Globo Pedro Bial, que fará uma oficina literária com os alunos do Instituto; o artista plástico Romanelli; a contadora de histórias Bia Bedran e o presidente da Wise Up; Flávio Augusto.



Para participar do encontro os interessados devem se inscrever no site do Instituto.