Bertioga foi a única cidade da Região a receber o Selo Verde Azul

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado, concedeu a Bertioga e mais 156 cidades paulistas o selo verde azul. Os outros oito municípios da região estavam inscritos, mas não conseguiram superar a avaliação mínima. Na edição de 2008, que premiou 44 municípios, nenhuma das localidades da Região Metropolitana da Baixada Santista havia conseguido o selo. Então chamado de Verde, o prêmio foi concedido às cidades que alcançam a nota mínima de 80 numa escala de 0 a 100, a exemplo desse ano.


Dez metas compõem as áreas que resultam na nota final: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da Água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de Meio Ambiente. Depois de Bertioga, Santos foi a Cidade que mais próxima ficou de conseguir o selo na edição de 2009, com nota 78,81.


O governador José Serra afirmou durante de premiação, no Anhembi, que cerca de R$ 50 milhões serão investidos prioritariamente em ações ambientais nos municípios que receberam o selo Verde Azul, e que Bertioga será um das contempladas, mas ainda não se sabe o valor exato.