Campanha de Aniversário da ACMD

No último dia 4, a ACMD comemorou 13 anos em defesa dos direitos e deveres da Criança e do Adolescente. Para marcar essa data, é realizada, até o final deste mês, uma campanha de aniversário cuja arrecadação servirá para otimizar ainda mais as iniciativas da Associação.  Essas ações ocorrem dentro de um dos três Programas da ACMD: “Mãos na Consciência” , “Conhecimento em Suas Mãos” e “Mãos Dadas em Ação”.


Mãos na Consciência — Procura promover a ampliação do nível de consciência das pessoas – transformando assim, a percepção de mundo e, consequentemente, fazendo com que os indivíduos tenham uma conduta cada vez mais humana e solidária. Para isso, são desenvolvidas algumas ações práticas, tais como: as Vivências e Grupo de Estudos


As Vivências com o tema “Meio Ambiente, Espiritualidade e Transformações – O Líder do Século XXI”, as vivências visam ajudar os participantes na busca pelo autoconhecimento e na compreensão do papel do ser humano em relação ao próximo, a si mesmo e ao meio ambiente. Para atingir esses objetivos, são realizadas atividades práticas nas quais as pessoas permanecem hospedadas em uma fazenda, fora da Baixada Santista, compartilhando acomodações, refeições e muitos instantes de descontração.


O Grupo de Estudos, por sua vez, consiste em uma série de eventos quinzenais, realizados na sede da ACMD, em Santos.  De modo geral, proporcionam um ambiente que permite a ampliação do nível de consciência e um aprimoramento que reflita em todas as áreas da vida, contribuindo para a construção de um mundo melhor.


Conhecimento em Suas Mãos — O objetivo desse Programa é oferecer informações às pessoas, a respeito de grandes temas como: Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, Responsabilidade Social das Empresas e Organizações, Inclusão Social e também questões ambientais.


Dentro desse Programa foram realizados dois vídeos institucionais pela a ACMD em parceria com a Querô Filmes. Sendo que um deles tem como foco principal o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos. Enquanto o outro abordará exclusivamente os Programas e demais iniciativas da ACMD. Vale ressaltar que essas produções foram custeadas com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – mediante aprovação pelo próprio CMDCA.


Também dentro desse Programa a ACMD criou a Central de Informações. Consiste em uma ferramenta de recebimento de dúvidas e encaminhamento de respostas sobre a Doutrina da Proteção Integral, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É um atendimento individualizado, realizado por Advogados, Promotores, Juízes, Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares.


Mãos Dadas em Ação — Esse Programa visa contribuir para a implantação de práticas capazes de transformar positivamente o dia-a-dia das pessoas. É caracterizado fortemente pelo engajamento e pelo envolvimento direto dos indivíduos nas ações.


O Polo Aquático: O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social é a nova iniciativa da ACMD dentro do “Programa Mãos das em Ação”. Baseado numa experiência de sucesso de um dos conselheiros da ACMD será voltado a adolescentes em situação de risco social. Atualmente, a Associação está em busca de patrocinadores uma vez que o projeto já detém um Certificado de Captação de Recursos, aprovado pelo CMDCA. Esse projeto também está tramitando no Ministério dos Esportes.


Já o Projeto “Família Legal” existe desde 2001, sua principal finalidade do” consiste em retirar crianças dos abrigos, proporcionando-as novamente o convívio familiar – seja através da reinserção na família biológica ou por meio de uma família substituta. No período de 2001 a 2007, o “Família Legal” teve 382 processos, 631 consultas. Nesse mesmo período, tiveram também 579 abrigamentos e 453 desabrigamentos.


Ainda dentro do Programa “Mãos Dadas em Ação” há o projeto dos Núcleos Multiuso da Pastoral da Criança. São espaços para pesagem, capacitação de líderes e mães, brinquedoteca, atendimento as famílias, dentre outras ações. E estão localizados dentro das áreas atendidas pela organização, ou seja, nos bolsões de risco social. 


A ideia de construir esses locais foi da Dra. Zilda Arns, que era na época coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Em 2003, a ACMD assinou um termo de cooperação com a Pastoral e desde então, em parceria com empresários, iniciou o projeto. Após três anos de projetos, foram entregues 30 Núcleos na Baixada Santista, sendo que o último foi inaugurado em agosto de 2006.


Dados Bancários para efetuar uma doação:


Banco Real


Agência: 1355


Conta Corrente: 6008.612-1