Campanha “Destinação Criança” tem prazo até dia 30

Os interessados em participar da Campanha “Destinação Criança”, ainda este ano, devem ficar atentos – pois o prazo termina em 30 de dezembro (último dia útil do ano). Essa iniciativa visa que pessoas físicas e jurídicas destinem parte do imposto de renda devido, a algum Fundo Municipal da Infância, das cidades que compõem a Região Metropolitana de Santos.


A Campanha tem parceria com a Receita Federal e recebe o apoio do Jornal A Tribuna, dentre outros. A edição do ano passado arrecadou cerca de R$ 3,5 milhões, com a participação de 1800 contribuintes.


Podem colaborar pessoas físicas (com até 6%, declarando pelo modelo completo) e pessoas jurídicas (até 1%, declarando pelo lucro real). O valor destinado pode ser abatido da Declaração no ano seguinte. O montante, depositado no Fundo Municipal escolhido pelo próprio contribuinte, é aplicado em projetos sociais que tenham o aval do Conselho dos Direitos da Criança de cada respectiva cidade. 


Poderia ser mais – A Baixada Santista tem um potencial de arrecadação de aproximadamente 40 milhões, conforme estimativa divulgada pelos responsáveis pela Campanha. Para que esse patamar fosse alcançado, seria necessário mobilizar todos os cerca de 370 mil contribuintes, que se enquadram no perfil citado acima.


Voltando aos números da última edição, e considerando todo o potencial, se chega a conclusão de que foi arrecadado menos de 10% do total que era possível. Quanto mais aumentarmos, maior será o investimento em projetos e, consequentemente, seus resultados positivos.


Para saber mais, acesse o site “Destinação Criança”, onde é possível também já calcular o valor a ser destinado.