Childhood Brasil e FGV se unem para trocar experiências sobre a proteção da infância

A Childhood Brasil e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces)  lançaram recentemente o projeto Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos, com o objetivo de promover a reflexão e troca de experiências entre empresas que atuam em grandes empreendimentos – como usinas hidrelétricas, minas e grandes indústrias – sobre os desafios e as oportunidades que trazem para o desenvolvimento das comunidades do entorno destes projetos.


A parceria irá construir junto com empresas uma abordagem voltada à criação de oportunidades e à proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos na região de grandes empreendimentos. Neste primeiro ano, o projeto se propõe a desenvolver uma proposta de diretrizes empresariais e de uma metodologia de diagnóstico e monitoramento.


Essas ferramentas serão apresentadas à sociedade no segundo semestre de 2013 e servirão de referência para o enfrentamento de violações de direitos de crianças e adolescentes, como a exploração sexual, em regiões que recebem grandes projetos de infraestrutura em âmbito nacional e global.


O projeto Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos convida as empresas para incidir de forma positiva na construção de alternativas para reforçar a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A situação vulnerável em que eles encontram em diversas regiões do País pode ser agravada pelo fluxo de pessoas para suprir a falta de mão de obra local.