Cidades Sustentáveis integra programação de encontro de prefeitos

O Programa Cidades Sustentáveis integra a programação do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Federação Nacional de Prefeitos, com o apoio do Sebrae e do Governo Federal, entre os dias 23 e 25, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.


O coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e da secretaria executiva da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Mauricio Broinizi, participará da sala temática “Ferramentas para uma gestão pública transparente e de qualidade”, no dia 24, das 14h às 16h30. Maria Teresa Amaral Fontes, oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para Políticas Sociais, e Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura, também participam.


No dia 25, o coordenador-geral do PCS e da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, será um dos convidados para debate sobre experiências exitosas de como as cidades estão trabalhando para gerar uma matriz energética mais limpa, descontaminar o ambiente, combater o desperdício e gerar políticas que garantam emprego e renda para a população, assegurando a qualidade de vida dessa e das futuras gerações. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o jornalista André Trigueiro também participam.


Em ambos os dias, 24 e 25, no espaço chamado Praça das Boas Práticas, o Programa Cidades Sustentáveis apresentará boas práticas que contemplam seus doze eixos temáticos. A Despoluição do Rio Sorocaba, no interior de São Paulo, e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, da capital paulista, serão duas experiências compartilhadas.


Também no espaço Arena, será lançado o Prêmio Cidades Sustentáveis, que terá duas edições e premiará os municípios com melhores indicadores de sustentabilidade nas cidades brasileiras e com os melhores desempenhos nos indicadores propostos pelo Programa Cidades Sustentáveis, nas categorias pequenas, médias e grandes cidades.