Conferência Ethos provoca o debate sobre o consumo sustentável

Não demorar no banho, utilizar a folha de papel nos dois lados, diminuir a quantidade de lixo, esses são assuntos batidos, e obrigação de cada um de nós. Porém, como inserir esses conceitos no modelo atual de negócios, em que preço e qualidade são as principais variáveis. Esses foram os assuntos debatidos na Conferência Ethos 2011 – Protagonista de uma nova economia rumo a Rio+20, que ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.


A ACMD esteve presente no evento e acompanhou os debates sobre essa nova economia que se desenha, principalmente no fomento as tecnologias sustentáveis, para que cada vez mais, possamos consumir produtos e serviços que degradem menos o planeta Terra.


Um dos principais objetivos da conferência é a criação de uma estratégia para colaborar com a pauta do governo brasileiro na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.  Uma vez que o Instituto Ethos foi convidado para ser uma das organizações a ter assento na Comissão da Rio+20, que está sendo coordenada pelo Itamaraty.


Esta Comissão vai construir as propostas que o governo brasileiro deve encaminhar para a ONU até 1º de novembro deste ano, para que sejam analisadas e incluídas, ou não, na pauta final que será debatida por chefes de governo e de Estado de 193 países em junho de 2012, no Rio de Janeiro.


Assim, depois de muitas discussões e o estabelecimento de conceitos, as empresas puderam mostrar suas ações, e as dificuldades para se ter tecnologias e dinâmicas de processo mais sustentáveis. Como por exemplo, a exploração de novas formas de energia, como criar ferramentas de competitividade, para que a iniciativa privada se torne cada vez mais sustentável, e o estímulo, por meio dos meios de comunicação de uma consciência ecológica avançada.


Aproximadamente mil pessoas passaram pelo evento. O público pôde interagir de forma efetiva e inovadora, com um sistema de consultas on-line, desenvolvido em parceria com a SAP Brasil, permitiu que fossem formuladas questões para a platéia responder. Isso serviu para tomar o pulso da Conferência e ponderar sobre o nível de conscientização a respeito dos diversos temas trabalhados.


Em 2012, a Conferência Ethos vai acontecer entre os dias 29 e 31 de maio, no Rio de Janeiro, para estar próxima dos principais atores e interlocutores da Rio+20. Será uma forma de garantir que debates fundamentais para a construção da economia verde não fiquem fora da pauta geral e se mantenham sob o olhar das empresas e dos meios de comunicação.