Conheça o Programa da ACMD “Conhecimento em suas Mãos”

O objetivo desse Programa é oferecer informações às pessoas, a respeito de grandes temas como: Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, Responsabilidade Social das Empresas e Organizações, Inclusão Social e também questões ambientais.


Veja abaixo a descrição de cada Projeto que faz parte desse Programa:  


Central de Informações


Consiste em uma central de recebimento de dúvidas e encaminhamento de respostas sobre a Doutrina da Proteção Integral, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Advogados, Promotores, Juízes, Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares, integram uma rede de consultores voluntários que responde os esclarecimentos do público.


É um atendimento individualizado e específico para cada caso. Entre 2004 e 2005, a ACMD promoveu uma série de palestras, percorrendo todas as cidades da Baixada Santista, com a finalidade de divulgar a “Central de Informações”. Esses Eventos foram assistidos, no total, por aproximadamente 500 pessoas – as quais, na ocasião, integravam a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente. Em cada um dos encontros, era ministrada uma palestra de sensibilização para estimular o engajamento e também aumentar a utilização da Central.


A ACMD recebeu a Menção Honrosa “Idéia Inovadora em Mobilização de Recursos” no terceiro setor, pelo Projeto – Central de Informações dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Prêmio Empreendedor Social Ashoka – McKinsey, em 2001.


Os parceiros da Central são os seguintes: UNICEF, ABMP – Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e da Juventude, CONDECA/SP e CMDCA de Santos.


Seminário


Lançado em 2006, reúne representantes de toda a rede (poder público, empresas e sociedade civil organizada) para apresentar e debater temas relevantes para a vida da criança e do adolescente.


Em suas duas edições já realizadas, o evento reuniu cerca de 300 participantes. Foram discutidos temas como: ‘Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente’, ‘Responsabilidade Social e Empresarial’, ‘Destinação de Recursos para os Fundos Municipais da Criança’, ‘Políticas Públicas’, ‘Questões Ambientais’, dentre outros.


A repercussão do público tem sido excelente. No último Seminário, foi produzido um vídeo institucional do evento. Alguns parceiros de importância regional como o Grupo A Tribuna de Comunicação, Grupo Mendes e a Promofair Eventos apoiaram as duas edições – além do patrocínio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através de recursos do Fundo (FMDCA).


Cafés da Manhã para Empresas


É cada vez maior o número de empresas que estão se preocupando com o bem-estar e desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Além disso, cresce o interesse das empresas em desenvolver iniciativas e projetos voltados, tanto para funcionários e suas famílias, como para segmentos mais carentes da sociedade.


A ACMD utiliza uma ferramenta fácil e agradável para levar para dentro das empresas a questão da Responsabilidade Social e envolvimento com a comunidade.


Através do projeto “Café da Manhã para Empresas” é possível transmitir aos empresários e funcionários informações sobre a importância da Responsabilidade Social, formas de atuação na área social e como os funcionários podem participar desse movimento.


A ACMD já realizou diversos Cafés da Manhã, como por exemplo: Mesquita Transportes e Serviços; Lucebe Comércio de Alimentos Ltda (McDonald´s); Colégio Sedes Sapientiae; Associação de Construtores da Baixada Santista (ASSECOB), Viação Piracicabana; Santos Brasil, Rotary Club de Santos Porto, Libra Terminais e TV Brasil.


Dentro da programação do evento estão palestras sobre Valores Humanos, Responsabilidade Social e a forma de atuação da ACMD. Depois do café da manhã, há também um “tour social” no entorno das empresas, onde os participantes podem conhecer um pouco mais da realidade social da comunidade e também ver de perto os alguns projetos sociais.


As empresas interessadas em promover o Café da Manhã podem entrar em contato com a ACMD pelo telefone: (13) 3222.5002.


Comunicação


A ACMD produz desde 1998, Boletins Eletrônicos de Notícias. A seção de notícias do site armazena a maioria dessas matérias, datadas a partir de 2003. Atualmente, contém mais de 1700 textos jornalísticos. Além disso, elabora e encaminha, à imprensa, sugestões de pauta e releases.


Em 14 anos de existência a ACMD teve mais de 400 matérias veiculadas, na imprensa, a respeito de suas iniciativas e projetos. Os conteúdos mais recentes também podem ser vistos na seção “ACMD na mídia”.