Coordenadoria de Juventude organiza Conferência de Juventude no Mercosul

Gestores de juventude de vários países do Mercosul vem ao Brasil compartilhar suas experiências de política pública de juventude. A Coordenação Estadual de Programas para a Juventude, por intermédio da Secretaria de Esporte, de Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo realizará no dia 28 de junho a “Conferência de Políticas de Juventude no MERCOSUL e seus Desafios”. O evento ocorrerá das 8h às 18h no Hotel Mendes Plaza, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 42, em Santos-SP, com o apoio da prefeitura da cidade.



“A Conferência marcará o encerramento do Ano da Juventude no MERCOSUL e tem por objetivo apresentar um panorama geral sobre a efetiva participação dos jovens em diversos setores da sociedade no MERCOSUL”, afirma a Coordenadora Estadual de Juventude e, organizadora do evento, Janaína Lima.



 De acordo com a Coordenadora “o objetivo do evento é proporcionar aos participantes a consolidação de todas as perspectivas e avanços traçados durante o *Ano da Juventude no MERCOSUL*, de modo a identificar os principais desafios das políticas de juventude*, comenta. Na oportunidade, serão trazidas autoridades e gestores de políticas de juventude de vários países do Mercosul, que irão expor sua experiência e compartilhar com o público jovem o papel de seu respectivo país nas políticas do Mercosul, envolvendo o Brasil, por intermédio do Estado de São Paulo neste contexto.


A Conferência tem, também, por missão contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude dentre os países membros do bloco econômico e, para isso, contará com a presença dessas autoridades e gestores de juventude de diversos do Mercosul, além de Prefeitos e demais autoridades brasileiras. Os debates levantados na Conferência serão compilados em um documento a ser distribuído em diversos países.



O evento contará com a mediação do cientista político e especialista do Instituto Millenium, Leonardo Paz Neves. Leonardo também é Coordenador do Centro de Estudos e Debates do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), professor do Departamento de Relações Internacionais do IBMEC e autor do livro “Estados fracassados e o eixo do mal na política de segurança Norte-Americana” (Ed. São Paulo, 2009).


Coordenadoria de Juventude



A Coordenação Estadual de Programas para a Juventude, integrada à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo é o órgão responsável por articular as esferas do poder público e privado, atuando como interlocutora e norteadora das políticas públicas para a juventude junto aos 645 municípios. Uma de suas metas é articular órgãos e instituições, para integrar governo, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de ensino, na gestão compartilhada e participativa para a formulação da Política Estadual de Juventude.



A Coordenadoria tem por meta, promover e valorizar a autonomia municipal e regional nas ações de desenvolvimento de políticas para a juventude, resultantes da cooperação entre diferentes esferas de governo, com programas capazes de mobilizar os agentes públicos e os grupos sociais, provocando mudanças e quebra de paradigmas, unificando os territórios e as instituições, visando à produção de resultados e formação de alianças.



Serviço


Maiores informações: (011) 3241-5822- ramal 1215
juventude@sp.gov.br
Evento: Conferência de Políticas de Juventude e seus desafios
Data: 28 de junho de 2013
Horário: de 08h às 18h
Local: Mendes Plaza Santos – Santos – SP- Brasil
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 42, em Santos-SP



Cronograma do evento


8h00 – Credenciamento
9h00 – Intervalo
10h00 – Mesa de abertura
10h30- Mesa composta por autoridades dos países membros associados do MERCOSUL, como Bolívia, Colômbia, Uruguai, Chile, Equador, Peru, incluindo membro observador caso seja preciso.
11H30-12H30 Q&A
12h30-14h30 – Almoço
14h30 – Mesa com membros Plenos do Mercosul composta por autoridades do Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai
15H30-16H30 Q&A
16h30- Intervalo
17h00 – Mesa de encerramento
Mediador- Leonardo Paz Neves, Especialista do Instituto Millenium