Cresce número de obras literárias acessíveis na internet

O número de obras literárias disponíveis gratuitamente na internet é cada vez maior. O lançamento e fortalecimento de portais específicos sobre o assunto contribuem de forma significativa para que isso aconteça. Há, inclusive, acervo de publicações em inglês.


Neste caso, podemos citar o “Read Print”. É uma espécie de livraria na plataforma web, só que gratuita. Traz aproximadamente oito mil clássicos em inglês – disponíveis para professores, estudantes e demais interessados pelo idioma.


Porém, quando o assunto é publicações em português, merece destaque o Portal Klick Educação. Possui conteúdo didático-pedagógico voltado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e também aos que estão se preparando para o vestibular.


Oferece dicas de como estudar, vídeo-aulas e até um serviço de redação on-line. O conteúdo é todo separado por disciplinas. Existe também um espaço dedicado ao Novo Acordo Ortográfico. E, é claro, retomando a temática em questão, disponibiliza inúmeros títulos da literatura brasileira.


Em outro Portal, é possível encontrar parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doado à USP. Abriga cerca de três mil livros – além de documentos históricos, manuscritos e imagens.


Clique aqui para reler matéria, divulgada anteriormente pela ACMD, a respeito de outro Portal, o “Domínio Público”, ainda no começo desse tipo de iniciativa, crescente nos dias atuais.