Cuidados necessários à aquisição de brinquedos

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, em que milhares de pais saem às lojas de brinquedos e fazem a festa com os pequenos, mas é importante ficar atendo a alguns cuidados, principalmente se há o selo de garantia do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e ainda a faixa etária indicada.
 
A verificação da idade  assegura o manuseio do brinquedo, já o selo atesta que o produto foi submetido a situações que garantem sua segurança. Qualquer brinquedo, importado ou não, deve ter o certificado do Instituto (a certificação é obrigatória no Brasil desde 1992), para não colocar em risco a saúde e a segurança das crianças.
 
Já o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que as compras sejam feitas no mercado formal, o que significa a garantia de troca, caso o produto apresente algum defeito ou não obedeça às normas técnicas do órgão certificador.
 
Caso o brinquedo provoque um acidente, como machucar a criança, em razão do defeito, o fabricante ou importador poderá ser responsabilizado. É importante verificar se o brinquedo apresenta todas as informações necessárias em linguagem de fácil compreensão, em português, para que o consumidor saiba o que está comprando e qual a sua utilização.