Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares


Pela primeira vez, a cidade de Santos terá um curso de capacitação para Conselheiros Tutelares. Essa iniciativa inédita está sendo possível devido a uma ação conjunta entre a ACMD, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de outros parceiros.


A capacitação acontece em 29 de julho, das 15h45 às 21h, no Sesc Santos (Av. Conselheiro Ribas, 136). As vagas são limitadas e as inscrições para o curso podem ser feitas gratuitamente na ACMD, pelo telefone 3222.5002.


É destinada principalmente aos pré-candidatos à eleição dos novos Conselheiros Tutelares que ocorrerá até o final desse semestre. O curso será uma preparação, tanto para o processo eleitoral, quanto para informar como é a rotina de trabalho das pessoas que atualmente exercem essa função.


Os Conselheiros Tutelares são autoridades que têm a responsabilidade de fazer cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), em âmbito municipal. O Conselheiro Tutelar desempenha uma função fiscalizadora – é quem detém o poder de requisitar melhores serviços públicos de atendimento à criança e ao adolescente.


Conheça a seguir os parceiros que colaboraram para a elaboração e execução do curso ( e respectivamente a quais instituições estão ligados):


Thaís Pereira Aguiar, Edmir Santos Nascimento (ambos Conselheiros Tutelares), Edgard Gouveia Junior (Instituto Elos), Marly Carvalho (Unisantos), Silvia Costa (Jornal Escola – A Tribuna), Narco Antonio de Jesus (Doutores da Folia), Vanessa Campos Ratton (Hospital Ana Costa) e Ariolino Andrade (Corporate Transitions International – CTI).


Veja abaixo o cronograma da capacitação:

































Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares


ACMD / CMDCA / SESC Santos


Dia 29 de julho de 2005


SESC – Av. Conselheiro Ribas, 136


Horário: 15h45 às 21h


 


   

1- Abertura e boas vindas


16:00


2- Integração dos participantes nas mesas


Atividade que visa integrar os participantes e prepara-los para as atividades do dia através de dinâmicas e troca de experiências na área da infância e adolescência nas próprias mesas.


16:10



 


3- Sensibilização



“A infância que sonhamos”


Palestra com Rosemarie Roma Vianna – conselheira da ACMD


16:40



 


4- Encontro com o Conselho


4.1- Apresentação de filme sobre área da infância e juventude


4.2- Histórico / relatos / papel do Conselho Tutelar


Apresentada por conselheiros tutelares de Santos


4.3- Atividade nas mesas sobre as apresentações com perguntas e respostas


17:00



 


 


 


 


 


 


Intervalo


18:55



5- Conselho Tutelar e partes relacionadas: “A vida como ela é”


5.1- Apresentação de dramatização – Secult/Sagrada Família


Apresentar através da dinâmica um debate entre conselho tutelar e partes relacionadas, refletindo sobre a atuação do Conselheiro Tutelar na prática.


(Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, CMDCA, CT, SEAC, SEDUC e SMS)


 


5.2- Debate


19:15



 


6- Avaliação e Encerramento do dia


6.1- Distribuição de Material de Apoio para a prova escrita


20:45





Arquitetura Organizacional – O último parceiro citado acima, a CTI, é uma empresa de consultoria especializada em processos de gestão empresarial fundado nos EUA em 1981 e atua no Brasil a dez anos. Seu grupo de consultores compartilham experiências de várias organizações em diversos países.


A base de atuação da CTI é a Arquitetura Organizacional um processo inovador de transformação que integra estratégia, estrutura, conhecimento e comunicação. Exatamente essa Arquitetura Organizacional é o que vem sendo desenvolvido gratuitamenbte para a ACMD desde fevereiro de 2004.


Um Marco essencial deste trabalho ocorreu em 2 de setembro último quando aconteceu o Wholescale (um evento que teve uma metodologia através da qual é feita uma construção coletiva de ações). Compareceram ao encontro cerca de 120 lideranças da Baixada Santista, direta ou indiretamente, relacionadas com os direitos da criança e do adolescentes.


Eles tiveram a oportunidade de se expressar e ouvir sugestões e críticas. Fazendo isso, criaram, em grupo, um planejamento para os próximos dez anos da ACMD e também para o futuro das crianças e adolescentes que vivem na região.


Durante o evento os participantes estabeleceram, por meio de votação, 11 Grandes Objetivos estratégicos. O Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares é a primeira tarefa de um dos grandes Objetivos que consiste em “ter um centro de capacitação e difusão do conhecimento da questão social e do Terceiro Setor, especialmente na área da Criança e do Adolescente”.


Quem quiser se inscrever no curso deve ligar para ACMD telefone 3222-5002 falar com Ana Regina ou Regiane.