Curso sobre Ferramentas de Gestão e Terceiro Setor


O cenário social e legislação no Terceiro Setor são temas que fazem parte do Módulo I do curso Ferramentas de Gestão que vai ser realizado, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto, pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).



Abordará os seguintes tópicos: contextualização da questão social contemporânea do Brasil; origem, conceituação e caracterização do Terceiro Setor; leis que regulam o funcionamento do Terceiro Setor; imunidade e isenção de impostos; incentivos fiscais para doações; aspectos legais, tributários, previdenciários, fiscais e gratuidades; alternativas legais e suas conseqüências para as organizações.



Os professores serão o cientista social e jornalista Fernando Rossetti, secretário geral do GIFE, e o advogado Eduardo Szazi, consultor jurídico do GIFE e autor do livro Terceiro Setor – Regulação no Brasil. Este curso do GIFE é composto por sete módulos, de 12 e 16 horas, que acontecem sempre às sextas-feiras e sábados, totalizando 96 horas de carga horária.



Os outros módulos programados até o final do ano são: Elaboração de Projetos (15 e 16/09); Avaliação e Análise de Resultados (06 e 07/10); Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil (27 e 28/10); Sustentabilidade e Captação de Recursos (10 e 11/11); Desenvolvimento e Gestão de Programas de Voluntariado (24 e 25/11) e Gestão de Parcerias e Alianças (01 e 02/12).



Informações pelo telefone (11) 3816-1209, ramal 15, ou pelo e-mail rose@gife.org.br.