Curta metragem sobre Monte Serrat é selecionado para Festival de Gramado

O 41º Festival de Gramado já divulgou a lista dos selecionados do ano. Entre os filmes participantes, está o documentário “Carregadores do Monte”, gravado em Santos, no morro Monte Serrat, por jovens das Oficinas Querô. Evento acontece de 9 a 17 de agosto.



Quatro mostras concorrem: longas brasileiros, longas estrangeiros, curtas brasileiros e curtas gaúchos. Mais quinze curtas metragens competem com “Carregadores do Monte” que estreia a participação da ONG no evento.


O documentário foi dirigido por Cássio Santos e Julio Lucena, capacitados na oficina básica e avançada de audiovisual do Instituto Querô. O filme narra a difícil rotina de trabalho dos carregadores que enfrentam 402 degraus, mais de uma vez por dia, para subir objetos como eletrodomésticos, materiais para construção, entre outros, para os moradores do morro – que tem apenas a escadaria como acesso.



O Festival de Gramado é realizado desde 1973, no Palácio dos Festivais, na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. É considerado um dos principais eventos de cinema no Brasil que, ao longo de 41 anos, premiou com kikitos (troféu) importantes nomes do cinema nacional e latino-americano, como Oscarito, Othon Bastos, Fernanda Torres e outros. Em nível internacional, Pedro Almodóvar, Javier Bardem e Marisa Paredes.


O Instituto Querô é uma organização da sociedade civil de interesse público que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social.