Disponível na internet guia para jornalistas sobre o ECA

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), com o Instituto Marista de Solidariedade, Instituto Marista de Assistência Social, Fundação Itaú Social e Instituto C&A lançam o livro “Estatuto da Criança e do Adolescente – Um guia para jornalistas”. A intenção do estudo é aproximar a legislação do jornalista, assim o responsável pela cobertura terá como apurar e entender melhor o contexto dos direitos e deveres da criança e do adolescente.


Os muitos assuntos que permeiam o ECA são abordados no livro, podem ser consultados na versão on line. São expostas dicas sobre o entendimento desses temas, como por exemplo, a diferença entre violação sexual e exploração sexual, além de esclarecer que o atendimento médico a essas pessoas é prioritário.


O manual ainda explica sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), o tratamento da criança como prioridade absoluta e dá exemplos práticos das instâncias do SGD, como os Conselhos, Delegacias Especializadas, Ministério Público e as Varas e Promotorias da Infância e Juventude, assim como mostra ao leitor como conseguir mais informações.


O guia ainda explica a importância do orçamento na formação das políticas públicas, e como é o processo do orçamento público, como abordar o assunto em uma reportagem, além de orientações e fontes sobre os assuntos.