“ECA na Escola – Parceria em Permanente Construção”

O III Encontro de Formação e Atualização de Agentes Multiplicadores, do Projeto ECA na Escola – Conhecer para Reconhecer, terá a seguinte temática central “Parceria em Permanente Construção”. A programação integra a Semana Municipal de Educação Paulo Freire, realizada em Santos.


Trata-se de uma ação conjunta. Dentre os parceiros, estão: a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a Diretoria Regional de Ensino, o Fórum da Cidadania, o SESC de Santos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


As aulas ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro, e em 1º de novembro (conforme programação abaixo). Acontecerão no Centro Desportivo do SESC de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Essa capacitação está sendo financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


A participação é gratuita, mas os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo e-mail: eca@forumdacidadania.org.br . Demais esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (13) 3221-2034, sempre no período da tarde.


Veja abaixo a Programação:


30 de outubro (3ª feira) – 9 às 12 horas


Peça Teatral “Cartas ao Professor” (Um professor dá sua última aula para um grupo de alunos que estão prestes a receber seus certificados para ingressarem no magistério. Ele aproveita esse último encontro para partilhar um pouco de sua história e o conteúdo de algumas cartas, com temas que abordam questões sobre educação). Autoria do Prof. Silvionê Chaves, seguida de debate com o público, com a participação do autor da peça e dos debatedores convidados:


–  João Carlos Guilhermino da Franca (Educador Social, Coordenador do Projeto Camará e atual Presidente do CMDCA de São Vicente)


– Maurício Zomignani (Assistente Social Judiciário, Consultor para questões da Criança e do Adolescente e Ex-Presidente do CMDCA de Santos).
 
– Observação: Atividade da Semana de Educação “Paulo Freire”, extensiva aos participantes do III Encontro de Formação e Atualização de Agentes Educativos Multiplicadores do ECA na Escola.
 
30 de outubro (3ª feira) – 19 às 22 horas e 31 de outubro (4ª feira) – 9 às 12 horas


Seminário sobre o tema “Desafios e Oportunidades para a Aplicação do ECA na Escola”


– Docentes: Prof. Dr. Edson Sêda (Jurista, Precursor e Relator do Projeto de Lei do ECA no Brasil e autor de vários livros sobre esse tema) e Ed Sêda (Antropólogo e Consultor para Políticas Públicas da Criança e do Adolescente).


– Debatedores convidados:


– Antonio Mello (Advogado, Coordenador da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB – Santos e Membro da Corregedoria dos Conselhos Tutelares de Santos)


– Flávia Cibelli Rios (Advogada, Professora Universitária e Presidenta eleita do Fórum da Criança e do Adolescente de Santos).
 
31 de outubro – 5ª feira – 19 às 22h30
 
19h – Seminário sobre o tema “Escola como Espaço Democrático de Protagonismo e Participação Cidadã”


Docente: Profa. Ana Elisa Siqueira  (Educadora e Diretora da Escola Municipal “Amorim Lima” de São Paulo, escola considerada referênciaem Gestão EducacionalParticipativa).


– Debatedor convidado:  João Carlos Guilhermino da Franca
 
21h30 – Apresentação Musical do Projeto Ecos da Paulistânia  – Patrocínio da Usiminas


01 de novembro – 5ª feira – 9 às 12 horas


Palestra, seguida de debate com o público sobre o tema “O que faz a diferença no ensino de alunos cada vez mais diferentes”
Docente: Prof. Dr. Joe Garcia  – Mestre em Educação pela UFPR – Doutor em Educação pela PUC – SP – Pesquisador e autor de vários trabalhos em Educação publicados no Brasil e no exterior
 
01 de novembro – 5ª feira  –  18 às 22 horas


18h – Lançamento do Livro “Como Educar Bons Valores: Desafios e Caminhos para Trilhar uma Educação de Valor” / Editora Paulus  –  Autoria de Maria Helena Marques Coordenadora Pedagógica do Projeto ECA – Conhecer para Reconhecer


19h – Projeção de Vídeo produzido pelas Oficinas Querô com apoio do SESC Santos para o Projeto ECA – Conhecer para Reconhecer, seguido de Painel de Debates sobre o tema “O Papel da Escola no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”, com a participação de Lideranças Institucionais de Entidades que integram o Sistema na cidade de Santos.


21h – Apresentação da Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar