Eleitos Novos Conselheiros Tutelares de São Vicente


O Município de São Vicente elegeu seus Novos Conselheiros Tutelares, em 2 de abril. O processo eleitoral foi organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram eleitos dez Titulares e dez Suplentes. A classificação geral só vai ser homologada em 8 de junho e a posse está prevista para ocorrer até o dia 30 do mesmo mês.



Os eleitos terão a obrigação de fiscalizar se os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão sendo cumpridos no dia-a-dia da cidade. O mandato é de três anos e quem estiver exercendo a função recebe uma remuneração mensal bruta de R$ 800,00.



O voto foi facultativo a todos os munícipes que possuem título eleitoral em São Vicente. Cada eleitor pôde escolher até cinco candidatos, dentre os 36 inscritos. Houve no total 9868 – sendo 23 em branco e 211 nulos.



Esse pleito, registrou um aumento de 5,43% no número de eleitores. O que equivale a 509 votos a mais do que a eleição realizada em 6 de novembro – a qual teve que ser anulada. O motivo foi que, na ocasião, 41% das cédulas foram consideradas inválidas, pois nelas faltava a assinatura do mesário ou a do presidente da mesa.



Por conta disso, na época, dez candidatos se sentiram prejudicados e registraram boletins de ocorrência, alegando crime eleitoral. Eles também protocolaram uma representação na Vara da Infância e Juventude no município. Para evitar novos problemas, desta vez, a eleição foi acompanhada pessoalmente pela promotora de justiça da Infância e Juventude, a Dra. Maria Pia Woelz Prandini. Conforme informou o CMDCA, não foram registradas ocorrências neste pleito.



Trabalharam, na eleição cerca de 180 pessoas, divididas em 24 escolas. Cédulas em Braille também puderam ser utilizadas. Outras informações sobre o processo eleitoral de São Vicente podem ser obtidas no CMDCA, pelos telefones (13) 3579-1412 e 3569-2200, no ramal 2082.



Veja abaixo a lista dos Conselheiros Titulares eleitos (salvo a entrada de possíveis recursos jurídicos por parte dos demais candidatos):



 


Soraia Teobaldo da Silva



Maria da Conceição Cordeiro Vieira



Givanilse dos Santos



João Tadeu de Lima Maurício



Valdenice Alves da Silva Valda



Maria Expedita de Freitas



Renata de Mendonça Ferreira



Dulcinea dos Santos Aragão



Elaine Ferreira Valcarcel



Cláudia Maria Cruz de Jesus